MENU
Menu Principal

Escolha sua Carreira: psicologia


às 12h50
Compartilhe:

O curso de psicologia é um segmento dentro da área de saúde e tem sido muito procurado nos últimos anos e principalmente nesse cenário pós-pandemia, em que as doenças relacionadas à ansiedade, depressão e síndrome do pânico têm aumentado. O medo de perder emprego, de contrair a doença ou de diminuir a renda são alguns dos motivos de assombros da população mundial.

Segundo relatório divulgado em 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, quase 5% da população do globo (cerca de 330 milhões de indivíduos) convive com a depressão e suas repercussões no cotidiano. Infelizmente, o Brasil ocupa uma posição de destaque nesse contexto. Estima-se que a maior taxa de depressão do continente latino-americano está entre os brasileiros, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.

Nesse cenário, o psicólogo é um profissional que vem ganhando muito espaço, deixando de ser visto apenas nos hospitais, e passando a atuar com mais frequência em empresas. Além disso, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas adeptas a terapias e tratamentos realizados por psicólogos que atendem em consultórios.  

Curso

O aluno da graduação em Psicologia vai construir seu conhecimento por meio de estudos sobre filosofia, psicanálise, fundamentos antropológicos e sociológicos, entre outros assuntos. E com isso, ter referências sobre a consciência humana.

Por conta disso, o profissional formado na graduação em Psicologia da Faculdade São Luís de França (FSFL) tem competências multidisciplinares, conhecimentos essenciais para realizar a rotina que a profissão exige.

Atuação

Atuando em consultórios e em hospitais, a função do psicólogo é zelar pela saúde psicológica e física dos indivíduos que procuram apoio todos os dias. O psicólogo tem uma ampla área de atuação que vai além da área da saúde, podendo atuar dentro de setores de recursos humanos, em que sua rotina estará ligada aos processos seletivos, por exemplo. Sem contar algumas vertentes bem definidas, como psicologia esportiva , jurídica, educacional, entre outras.

Mercado de Trabalho

Relacionar a psicologia apenas ao consultório com o divã é uma visão ultrapassada, o mercado de trabalho percebeu que essa é uma profissão essencial para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação. Dessa forma, o campo de atuação para o psicólogo vem crescendo muito e até mesmo em áreas consideradas distantes da profissão, como por exemplo: análise de comportamento de consumidor, marketing e comunicação, orientação profissional, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento de interfaces e consultoria.

Além dessas novas oportunidades que surgem para o profissional, existem as carreiras já tradicionais, veja algumas delas:

– Psicologia Escolar – psicólogo escolar ou educacional é o profissional que atua junto à educação, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem e os educadores em sua função de ensinar.

 – Psicologia Organizacional e do Trabalho –  Seu objetivo é propiciar um ambiente que favoreça o trabalhador a atingir não apenas as suas metas de trabalho, mas também as suas realizações profissionais e pessoais. Assim, o psicólogo especialista nessa área se preocupa em criar estratégias que combinem suprir tanto a satisfação das necessidades das organizações quanto a de seus trabalhadores.

– Psicologia Hospitalar – o psicólogo hospitalar atua dentro dos hospitais atendendo pacientes e familiares. Considerada um ramo da Psicologia da Saúde, a Psicologia Hospitalar presta atendimento terapêutico e seus profissionais geralmente estão integrados a uma equipe multidisciplinar dentro dos hospitais.

 – Psicologia Clínica –  é uma área de atuação do psicólogo que se utiliza de métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica e comportamental de uma pessoa, ou grupos de pessoas,  para a promoção de mudanças duradouras, cuja finalidade é a promoção da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.

Compartilhe: