MENU
Menu Principal

Especialização, MBA, mestrado e doutorado: saiba um pouco mais sobre cada um


às 18h30
Compartilhe:

Finalizar a graduação é um misto de emoções, como: alívio, sentimento de dever cumprido, superação e muito mais. Entretanto, após formados, muitos profissionais se questionam sobre o que vão fazer da vida.  

Muitos procuram imediatamente um emprego, mas não significa que a vida de estudos precisa ser encerrada. No mercado de trabalho competitivo, é sempre bom estar atualizado. Visando te ajudar, vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo de curso para facilitar na escolha.

As quatro modalidades são cursos classificados como pós-graduação. Normalmente, especialização e MBA são considerados cursos de pós-graduação lato sensu. Nesse caso, os cursos com um mínimo de 360 horas-aula recebem um certificado de conclusão quando finalizados. São cursos práticos, curtos e voltados para um foco específico.

Já o mestrado e doutorado são cursos stricto sensu. A duração média do mestrado é de 2 anos e do doutorado de 4 anos. Ao final, você defende uma dissertação (mestrado) ou uma tese (doutorado) com a pesquisa que desenvolveu e, se for aprovado, recebe um diploma com o título de mestre ou de doutor. Esses dois são mais longos e voltados para quem quer ser pesquisador ou professor universitário.

O primeiro passo, então, é decidir se você quer um curso lato sensu ou stricto sensu. Em um lato sensu, há mais flexibilidade para trabalhar e estudar e os cursos já são pensados nessa conciliação entre atividades. Neles, o retorno é mais imediato no mercado de trabalho.

Especialização:

Na especialização, é feito um aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Ele normalmente pode suprir aquela necessidade de aprofundar oconhecimento sobre um determinado assunto. Neste caso, não há inclinação para atividades de pesquisa e o que você recebe no final é um certificado de especialista.

MBA:

Este curso é muito comum no mundo dos negócios e seu próprio nome já diz isso: MBA é a sigla para Master of Business Administration. É uma formação indicada para líderes que atuam no mercado e na área de negócios.

Mestrado:

O mestrado consiste no desenvolvimento de uma pesquisa que dura, em média, 2 anos. É necessário cumprir disciplinas e escrever uma dissertação, que é defendida no final. É quase como um TCC (trabalho de conclusão de curso), mas bem mais elaborado e embasado.

É preciso ter um professor que te oriente durante a pesquisa. Após a defesa e a aprovação, você recebe o título de mestre. Com este título já é possível dar aulas, mas muitas universidades pedem o doutorado completo em concursos.

Doutorado:

Fazer o mestrado antes é mais indicado porque permite conhecer melhor a área e ir a fundo no universo da pesquisa. No doutorado, a cobrança é maior e você desenvolve uma tese relatando sua pesquisa, que deve ser algo inédito.

O doutorado dura, em média, 4 anos e, assim como o mestrado, é preciso cumprir disciplinas (mas você pode usar as disciplinas cursadas no mestrado para eliminar algumas) e é necessário ter um professor que orienta sua pesquisa. Muitos programas de doutorado exigem que o aluno ministre aulas (normalmente junto ao professor-orientador).

Ao final do doutorado, o pós-graduando defende sua tese e, em caso de aprovação, recebe o diploma e o título de doutor (conhecido como PhD no exterior). Atualmente, é um grande requisito para quem quer ser pesquisador ou professor universitário.

Compartilhe: