Especializações na área de pedagogia: saiba quais são as principais e escolha a sua

Para quem acha que o pedagogo se restringe ao profissional que atua somente nas escolas de níveis infantil e fundamental como educador, está enganado. O mercado oferece diversas possibilidades de especializações em Pedagogia, para atuar não somente nos processos de ensino e aprendizagem como também para atuar na administração de uma instituição educacional, na produção de materiais didáticos e muito mais outras áreas que você vai ver a seguir:

Pedagogia Hospitalar

Essa especialização desenvolve ações educacionais com crianças e adolescentes enfermos ou hospitalizados, o que necessita de um conhecimento aprofundado não somente de metodologias de ensino, mas também do comportamento humano e das técnicas de aprendizado que podem ser trabalhadas respeitando as limitações físicas e motoras de cada paciente.

Treinamento de Recursos Humanos

A especialização em Pedagogia focada em treinamento de recursos humanos é hoje uma das mais demandadas pelos estudantes, tendo em vista os melhores salários e as possibilidades de crescimento na área. Nessa seara, o profissional vai trabalhar com a elaboração de projetos de capacitação, desenvolvimento de conteúdos programáticos para preencher gaps de eficiência na empresa, além de atuar na criação de materiais e na formatação de cursos para melhorar o desempenho dos funcionários, sua autoestima e motivação.

Psicopedagogia

O psicopedagogo é o profissional encarregado de investigar as causas que levam os estudantes a obterem resultados satisfatórios no processo de aquisição do conhecimento. Este profissional será treinado para estar apto a identificar as dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, utilizando conhecimentos de áreas como Didática, Psicologia e Sociologia.

Planejamento Metodológico de Livros Didáticos/Organização de Cursos a Distância

Embora não haja uma pós-graduação nessa área, trata-se de mais um viés profissional que um Pedagogo pode trilhar. O pedagogo pode atuar em editoras, na elaboração de materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

Orientação Educacional

No caso da orientação educacional, o profissional atua como intermediador entre docentes e alunos na formação e no aperfeiçoamento das redes de ensino. Neste caso, haverá o acompanhamento individual ou em grupo dos estudantes, ordenando e integrando as muitas variáveis que exercem influência sobre o processo de aprendizado.

Você tem a possibilidade de escolher todos esses caminhos ou simplesmente lecionar na pré-escola ou no Ensino Fundamental I. O mais importante é estudar numa Faculdade que forneça as ferramentas necessárias para construir sua carreira!