A resposta obviamente é sim! Algumas pessoas optam pelo retorno aos estudos visando uma ascendência profissional, outras apenas por realização pessoal. Optar por enfrentar a faculdade com a idade um pouco mais acima do padrão tem as suas dificuldades em decorrência do fluxo da vida adulta. Mas isso não pode ser impedimento para alguém fazer algo que gosta ou se realizar profissionalmente.
Iniciar a primeira graduação ou realizar um segundo curso superior com essa idade tem muito mais vantagens do que se é de imaginar. Confira:
A maturidade vai render um melhor aproveitamento
Começar a primeira ou mais uma graduação com essa idade tem o benefício da maturidade que o estudante já vai ter adquirido. Quando se é jovem toda descoberta que acontece atrelada à vida acadêmica é encarada como uma aventura, isso vai ter como consequência ausências nas aulas, foco no divertimento, algumas negligências quanto aos ensinamentos e até mesmo perdas de tempo no percurso.
Além disso, o tempo se encarrega de eliminar todas as inseguranças e anseios que quando se é jovem um estudante tem, e no lugar desses sentimentos negativos estão sentimentos mais alinhados com seus objetivos.
Segurança em momentos de crise
Mais uma das vantagens da maturidade é a capacidade de gerenciamento de crises, sejam as pessoais ou as profissionais e acadêmicas. Ter segurança em momentos assim é crucial para manter o equilíbrio e a confiança no que se está fazendo.
Planejamento e novas oportunidades
A pessoa que decide de livre e espontânea vontade cursar uma nova graduação nessa idade subtende-se que é uma pessoa muito bem resolvida. Com as coisas essenciais a vida nesse estado, fica muito mais fácil e leve planejar e prospectar novas oportunidades, e o mais importante, com segurança, responsabilidade e dentro da realidade vivida.
Escolha que eleva a autoestima
Cursar uma faculdade com essa idade é entender que não existe idade para aprender, e consequentemente entender que na verdade não existe idade para nada. Superando esse limite sua autoestima vai estar em uma nova posição.