MENU
Menu Principal

Fake news: veja algumas dicas para checar se as informações são verdadeiras


às 12h25
Compartilhe:

As Fake News estão cada vez mais frequentes no nosso dia a dia e às vezes acabamos consumindo notícias falsas justamente por não sabermos diferenciar o que é verdade e o que é mentira na internet. Durante o período de campanha eleitoral, uma enxurrada de notícias tomou conta de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Propagar essas fake news é crime. Mas como saber no que podemos confiar? Para alertar e conscientizar a população dos perigos do compartilhamento de informações falsas, em 1º de abril de 2019, representantes do CNJ, das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa lançaram o Painel de Checagem de Fake News. Os parceiros do Painel contribuem para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa.

Notícias falsas sempre existiram, mas ficou mais perigosa atualmente devido a velocidade e imediatismo que as notícias circulam na internet. Além das agências de checagem, você também pode aderir a alguns passos que vão te ajudar nesse processo de reconhecer uma informação falsa:

Dica 1 – Pare de ler somente as manchetes, é preciso ter acesso ao texto completo para saber do que realmente se trata;

Dica 2 – Fique de olho na fonte, dê mais credibilidade a veículos grandes e com profissionais capacitados para isso;

Dica 3 – Coloque no Google, geralmente quando se tratam de notícias verdadeiras outros veículos já devem ter publicado sobre o assunto;

Dica 4 – Desconfie ainda de áudios, pois não há como saber quem está do outro lado falando aquilo;

Dica 5 – Esteja atento ao texto, se ele foi bem redigido, se usa palavras de baixo calão, excesso de adjetivos ou termos alarmistas. Um veículo de comunicação confiável não faria isso. 

Compartilhe: