Fatos sobre o curso e a carreira de Nutrição

A profissão de Nutrição é responsável por investigar e controlar a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. Confira alguns fatos sobre a graduação e descubra se você tem perfil para trilhar carreira na área.

Uma breve linha do tempo

·         1939 – Criação do primeiro curso de Nutrição (USP);

·         1949-Criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN).

·         1950/1975 – Ampliação do número de cursos de nutrição;

·         1980 – Criação do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e dos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN).

·         1991 – Regulamentação da profissão e definição das atividades privativas através da Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.

·         2005-Resolução CFN n° 380, estabelecendo as áreas de atuação.

Regulamentação da profissão

A profissão foi regulamentada pela primeira vez com a Lei n° 5.276, de 4 de abril de 1967, que dispõe sobre a profissão de nutricionista e dá outras providências. Esta lei foi revogada pela Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991. A Lei n° 6.583, de 20 de outubro de 1978 e o Decreto n° 84.444 de 30 de janeiro de 1980, criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, regulamentando seu funcionamento.

História da nutrição no Brasil

O primeiro curso de Nutrição do país foi criado em 1939, no Instituto de Higiene da Universidade de São Paulo (USP), com o nome de Curso de Nutricionistas, por iniciativa de seu diretor à época, o prof. Geraldo Horácio de Paula Souza.

O termo nutricionista

A expressão nutricionista passou a ser empregada entre os anos de 1920 e 1925.

Nutricionista precisa de registro

Um detalhe importante para quem acabou a graduação: para exercer a profissão de nutricionista regularmente é necessário registrar-se no Conselho Regional de Nutrição – CRN de onde vai atuar. O registro é responsável por possibilitar a fiscalização da atuação profissional, bem como auxiliar na busca por demandas necessárias à categoria.