Filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir

A sétima arte na educação é sem dúvida um dos jeitos mais eficazes de ampliar o conhecimento do aluno, entre as suas vantagens, está a possibilidade de despertar a criticidade e assimilar o conteúdo criando mais condições para fixar o assunto. Pensando nos futuros psicólogos, nós trouxemos algumas dicas de filmes que são indispensáveis para quem quer cursar psicologia e entender melhor a área, confira:

1. Psicose: É um dos filmes mais clássicos do cinema. O sucesso foi tão grande que surgiu a série Bates Motel por conta dele. As obras de Hitchcock são muito conhecidas por traçar enredos capazes de criar um terror psicológico. As cenas não apresentam violência, mas o suspense faz todo o trabalho, exatamente, por criar situações que te fazem pensar e te deixam presos à história.

2. Gênio Indomável: Will (Matt Damon) é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma universidade. O psicólogo Sean Maguire (Robin Williams) o ajuda a formar sua identidade, dando a ele uma direção na vida. Ao mesmo tempo, Will também muda a vida de Sean. Dirigido por Gus Van Sant, o filme foi indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original.

3. Zelig: O filme, que se passa nas décadas de 1920 e 30, fala sobre Leonard Zelig, um homem desinteressante que tem a capacidade de transformar sua aparência na das pessoas que o cercam. É observado inicialmente numa festa, por F. Scott Fitzgerald, que percebe que, ao mesmo tempo em que circula entre os convidados louvando as classes afluentes num sotaque refinado e esnobe, Zelig se mistura aos criados na cozinha, vociferando enfurecidamente contra os “gatos gordos” num forte sotaque proletário. Rapidamente ganhou fama internacional como um “camaleão humano”.

4.Freud além da alma: Neste filme, acompanhamos as descobertas e estudos realizados por Sigmund Freud ao longo da sua vida. Tudo a partir de suas próprias experiências pessoais, de modo que sua jornada serviu de estudo também. O filme não relata apenas as glórias do caminho, mas mostra também as dificuldades vivenciadas na carreira como médico.

5.Réquiem para um sonho: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, transmitido para todo o país.