Fique por dentro de algumas áreas de atuação da enfermagem e saiba o que faz cada uma delas

A enfermagem é uma das profissões mais procuradas por quem tem interesse em seguir carreira na área da saúde, entretanto, as diferentes possibilidades de carreira que o setor oferece confunde quem ainda não conhece muito bem sobre a profissão.

Questionamentos como: o que faz um enfermeiro chefe? O que é enfermagem neonatal? Qual a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem? Deixam os interessados na profissão confusos, pois bate aquela insegurança sobre qual carreira seguir.  Pensando nisso, trouxemos algumas informações acerca de algumas áreas dessa profissão, confira:

Auxiliar e técnico de enfermagem

A diferença entre uma profissão e outra está no grau de escolaridade. Para ser técnico de enfermagem é preciso realizar um curso técnico de nível médio. Já para atuar como auxiliar é exigido um curso de capacitação profissional com menor duração, que, na maioria das vezes, não passa de um ano.

Quem tem pressa de ingressar no mercado pode optar por fazer um curso de Auxiliar de Enfermagem, mas tendo em mente que esse profissional trabalha com procedimentos mais simples e executando tarefas de menor complexidade, sempre sob supervisão do enfermeiro.

Seu trabalho será esterilizar equipamentos, higienizar pacientes, fazer curativos, administrar medicamentos e aplicar vacinas, sempre em casos com baixa gravidade. O curso técnico também é uma opção para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho, porém, diferentemente do curso anterior, que dura cerca de um ano, o técnico tem duração média de 2 anos.

Esse profissional já pode realizar tarefas mais complexas, como cuidar de pacientes em casos de média e alta complexidade, inclusive no pré e pós-operatório. Também pode atuar em clínicas de tratamento intensivo e centros cirúrgicos. Mas só pode atender pacientes em casos mais graves sob a supervisão do enfermeiro.

Outras áreas

Se você busca crescimento e almeja até mesmo ser um líder de equipe, é interessante fazer a faculdade de Enfermagem. Ela pode até levar mais tempo para ser concluída, mas te dará mais opções de carreira. Confira abaixo algumas delas:

Enfermagem estética:  o enfermeiro da área estética está apto para realizar a consulta e definir o melhor tratamento ao paciente. Pode, ainda, prescrever os cuidados adequados e orientações que a pessoa deve ter em casa após os procedimentos estéticos. O profissional tem competência para registrar em prontuário todas as ocorrências do tratamento realizado.

Enfermagem forense: A especialização oferece aos profissionais a formação adequada para atuar em casos de violência, prestando atendimento especializado. A enfermeira forense e o enfermeiro forense desempenham um papel fundamental ao longo de investigações criminais. Seu papel envolve o atendimento às vítimas, identificação de lesões, coleta de evidências, entre outras atividades.

Enfermagem geriátrica: Capacita os alunos para atuarem com saúde do idoso, a partir da compreensão sobre o processo de envelhecimento e seus múltiplos fatores. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados a prestar assistência integral, oferecendo os cuidados necessários para a população idosa, visando o seu bem estar e melhor qualidade de vida.

Enfermagem de resgate: Além de analisar as condições do paciente, conferir os sinais vitais e avaliar riscos ou lesões sofridas, os enfermeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar precisam de amplo conhecimento técnico e esforço cognitivo. Prontos para qualquer emergência ou chamado, seja na rua, residência ou na remoção intra-hospitalar de pacientes em estado grave, os profissionais realizam uma série de cursos preparatórios para enfrentar qualquer situação adversa.

O profissional que cursa ensino superior pode ainda atuar em Enfermagem geral, comandando equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes. Tem também a opção de trabalhar como docente, ministrando aulas em cursos livres, técnicos e em faculdades.