MENU
Menu Principal

Fisioterapeuta explica quais os riscos da má postura causada pelo home office e como evitá-los


às 22h45
Compartilhe:

Todo mundo já está cansado de saber que o home office virou uma realidade para muitas pessoas no ano de 2020. Para alguns, essa modalidade serviu bem por ser uma opção para economizar tempo em relação a locomoção, por poder se alimentar melhor, dormir um pouco mais e, até mesmo, adotar um estilo de vida mais saudável.

Por outro lado, o Fisioterapeuta e professor, do curso de Fisioterapia da Faculdade São Luís de França, Lucas Moraes, alerta que passar tempo demasiado sentado em uma posição que sobrecarrega as articulações e músculos durante o home office, é um dos fatores que pode provocar algum tipo de lesão.

 “O que acontece é que as pessoas acabam se adaptando ao local de trabalho quando na verdade deveria ser ao contrário, principalmente aquelas que foram colocadas no home office que não tinham um local adequado, passando a utilizar mesas e cadeiras inapropriadas. Esses hábitos aliados a uma falta de atividade física podem propiciar situações de dor, desconforto e a longo prazo algum tipo de lesão no individuo”, diz Lucas.

Segundo o fisioterapeuta, essa dor pode se tornar crônica e persistente caso não seja tratada de imediato, fazendo com que surjam algumas limitações nas atividades. “Se a pessoa tem dor, ela tende ainda mais a diminuir a sua mobilidade. É preciso de uma análise que mostre qual o movimento está sendo alterado para que possa ser corrigido”, orienta.

Reverter ou prevenir esses desconfortos podem ser possíveis de acordo com Lucas, ele diz que cuidar da postura é na verdade cuidar do movimento, e tentar compensar com um local de trabalho adequado, por meio de uma cadeira ajustável e uma mesa que seja feita para a pessoa e não o contrário. 

“Além disso tudo, manter o corpo em movimento, fazer uma atividade física regular são dicas importantes, pois são essas atividades que vai propiciar que você consiga viver sem nenhum tipo de limitação”, diz.

Ele ainda menciona os mitos em relação à saúde ideal. “Não existe uma postura perfeita, isso é um mito, cada indivíduo tem a sua postura funcional, ele precisa realizar suas atividades por tempo prolongado sem que tenha dor ao ficar sentado ou em pé muito tempo, pois a dor é um aviso do nosso organismo de que tem algo errado acontecendo com o corpo”, finaliza.  

Compartilhe: