MENU
Menu Principal

Formandos de 26 cursos devem responder ao Questionário do Enade

O questionário deve ser respondido até a véspera do exame, em 27 de novembro; estudantes de 26 cursos devem fazer o Enade neste ano

às 21h14
O Questionário do Estudante deve ser acessado e preenchido até 26 de novembro, através do site do Enade (Divulgação/Grupo Tiradentes)
O Questionário do Estudante deve ser acessado e preenchido até 26 de novembro, através do site do Enade (Divulgação/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

Está aberto o prazo de preenchimento do cadastro de acesso e do Questionário do Estudante para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Até o dia 26 de novembro, o procedimento deve ser cumprido pelos estudantes concluintes de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia que serão  avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dentro do ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os alunos deverão acessar o site do Enade, através de sua identificação na plataforma gov.br, e preencher as informações requisitadas para ter acesso ao Portal do Inep. Em seguida, ele passará a responder ao Questionário, cujo preenchimento é obrigatório para a realização do exame e uma condição para que ele tenha acesso ao endereço do local da prova, a partir do dia 16 de novembro. A aplicação das provas do Enade será em 27 de novembro. A participação no exame é obrigatória e a eventual falta do aluno impede a conclusão do curso e a respectiva colação de grau e concessão do diploma. 

Os estudantes que irão participar do Enade já foram inscritos no sistema pelos coordenadores de cada curso. 

O questionário deve ser respondido exclusivamente pelo estudante, sem manipulações, influências ou pressões de terceiros. Nele, o estudante responde a perguntas relacionadas a seu perfil, a aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica. As identidades dos autores das respostas serão 100% mantidas em sigilo, não sendo acessadas pelas instituições de ensino e nem pelo Inep, que só terá acesso às respostas em blocos. 

O Enade

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), a partir do antigo “Provão” (Exame Nacional de Cursos), o Enade faz parte do Sinaes, responsável por mensurar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação no ensino superior. Além da avaliação do rendimento dos alunos concluintes no Enade, o sistema realiza a Avaliação de cursos de graduação e a Avaliação Institucional. 

Os resultados das provas do Enade são um dos indicadores usados pelo Inep para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Isto é: quanto maior a participação dos alunos no Enade, e quanto melhor for o rendimento dos alunos nestas provas, há uma melhoria dos índices de qualidade acadêmica de cada curso e de cada instituição.

Neste ano, participam do Enade os alunos formandos dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo, além dos cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Outras dúvidas e informações sobre o Enade 2022 podem ser encontradas no site especial do Enade no Portal da Faculdade São Luís de França (FSLF). 

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

Compartilhe: