MENU
Menu Principal

Administração de empresas: uma das carreiras mais concorridas do país

Com um um campo de trabalho vasto e variável, graduação em Administração de Empresas está entre as três com maior número de estudantes matriculados

às 14h13
Compartilhe:

Cursar Administração de Empresas é abrir-se para um universo de possibilidades profissionais. Por ser uma área bem abrangente, ela qualifica o estudante para atuar em diferentes segmentos, tais como financeiro, logística, comercial, marketing, recursos humanos, entre outros.

O administrador é o profissional necessário em todo tipo de empresas, responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa, seja pública ou privada. Ele prima pela organização, direção e controle das realizações da corporação. 

Além de lidar com projetos e planejamentos, é cada vez mais necessário saber lidar com pessoas. No universo organizacional, ter inteligência emocional e outras competências comportamentais para o trabalho em equipe são diferenciais essenciais.

Para quem pretende entrar nesta área, também será importante ter habilidade com as disciplinas de exatas e humanas. Disciplinas como Fundamentos da Matemática, Filosofia, Contabilidade Financeira e Cidadania e Psicologia Organizacional, por exemplo, fazem parte dos desenhos curriculares do curso.

Curso disputado e promissor

É um dos cursos mais concorridos nas faculdades brasileiras, estando entre os três maiores em número de matrículas em unidades de ensino públicas e particulares. Na Faculdade São Luís de França (FSLF), que integra o Grupo Tiradentes, o curso dura quatro anos, sendo dividido em oito períodos com seis meses cada. 

A área apresenta boas perspectivas de emprego, com bons salários, versatilidade na ocupação dos postos e a possibilidade de empreender como empresário, criando e administrando a própria empresa. Sem falar no ensino e na pesquisa acadêmica, diante da existência de tantos cursos universitários.

“Dizemos, que para a atuação, nunca falta oportunidade de emprego e estágio, mas é importante ressaltar que todo profissional deve buscar novas qualificações para ampliar as oportunidades de colocação no mercado, principalmente realizando uma Pós-graduação”, orienta o professor Vitor Vaz, coordenador dos cursos de Administração e Recursos Humanos da FSLF.

Características do bom administrador

Entre as características de uma boa graduação está o desenvolvimento no aluno da capacidade de realizar consultorias em gestão e administração, bem como pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais. Tudo isso visando uma gestão corporativa, sustentável e com responsabilidade social, na esfera pública e privada. 

“Também precisa estar habilitado a desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos, financeiros e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais”, destaca o professor Vaz. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: