FSLF inicia capacitação de gestores escolares...

Faculdade São Luís de França inicia capacitação de gestores escolares em parceria com a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Aproximadamente 90 profissionais da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, entre diretores e coordenadores, iniciaram na tarde do último dia 10, a capacitação em Administração e Gestão Escolar, realizada numa parceria entre a prefeitura do município e a Faculdade São Luís de França. Com uma carga horária de 120 horas, o curso acontece até 15 de dezembro e tem como objetivo ampliar o conhecimento, orientar e preparar os professores eleitos durante o processo de Gestão Democrática que está sendo implementada no município.

No primeiro encontro com os participantes, o coordenador acadêmico da Faculdade São Luís de França, Cássio Roberto Andrade, destacou a importância da Gestão Democrática na rede municipal de ensino e a necessidade dos novos gestores terem o conhecimento do papel a desenvolver enquanto sujeito ativo e participativo na comunidade escolar. “A Prefeitura Municipal de Nossa Senhor do Socorro está implementando a Gestão Democrática na Secretaria de Educação e em função disso, a secretária e a equipe técnica desenvolveram em parceria com a Faculdade São Luís de França  um plano capacitação técnica para os gestores escolares e técnicos também. São 89 gestores que participarão de encontros que se estenderão até o mês de dezembro, sendo de responsabilidade da Faculdade São Luís de França capacitá-los para que sejam alcançados os resultados positivos que a Gestão Democrática viabiliza, fazendo cada gestor e técnico ter a clareza do papel a ser desenvolvido na comunidade escolar”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Socorro, Marieta Barbosa, o município está vivenciando um momento histórico na rede de ensino “Esse ano nós realizamos a primeira parte do processo que foi o período eleitoral, através da participação dos alunos, pais e o corpo da instituição. Agora estamos executando a segunda etapa, que é justamente a formação. Todos os gestores eleitos têm a obrigação de participar dessa formação, onde serão abordados assuntos relacionados à liderança, gestão de pessoas, administração de conflitos, eixos pedagógicos e financeiros, tudo para que eles possam fazer uma gestão eficiente e atendendo aos princípios da legalidade. É um momento histórico para o município, que já realizará a posse desses novos gestores no início de 2019”, explicou a secretária.

Também presente na abertura da capacitação, o diretor da FSLF, Ivanilson Leonardo, ressaltou a empolgação dos participantes em aprender e os benefícios que serão conquistados a partir do convênio firmado entre a instituição educacional e a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. “Nós recebemos todos os gestores muito entusiasmados porque acreditamos no trabalho da secretária Marieta sempre inovando na gestão. Nós iremos ter uma convivência até o final do ano e vamos levar o que há de melhor na formação, buscando trazer temas atuais dentro do que foi previamente discutido”, declarou Ivanilson Leonardo.