FSLF realiza palestra sobre prevenção de suicídio para jovens do Lar Cristo Redentor

Na última quarta-feira, 21/09, a Faculdade São Luís de França através do seu Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAP) realizou uma palestra para jovens atendidos no Lar Cristo Redentor, instituição parceira da FSLF em que os alunos de diversos cursos realizam atividades extensionistas em conjunto com seus professores.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da São Luís, Marcela Teti, o encontro com os jovens teve como o tema a prevenção ao suicídio, dentro do contexto da campanha Setembro Amarelo. “A palestra focou em falar sobre o problema, mas falamos também a respeito da ansiedade, depressão e o tipo de pensamento que leva uma pessoa a desistir da vida. Fizemos uma roda de conversa e debatemos sobre como sair do problema para estabelecer conselhos do que fazer para ajudar uma pessoa de pensamento suicida”, explicou.

Ainda segundo Marcela, o resultado do encontro foi positivo, mesmo se tratando de um público vulnerável. “Muitos dos que estavam presentes alimentavam idéias negativas a respeito da vida, pessoas que associam felicidade a bens e ao dinheiro. O que foi proposto durante a palestra é que embora o dinheiro torne a vida melhor, não é ele que traz a felicidade. A felicidade é uma prática que deve ser exercitada todos os dias de buscar e estabelecer bem estar no seu cotidiano. Enfatizamos situações que trazem prazer e também trabalhamos sobre a possibilidade de viver em um ambiente que não gosta e mesmo assim buscar algo que faça você evoluir e enriquecer como pessoa, tudo isso é salutar para estabelecer saúde mental e consequentemente sair do pensamento suicida para um pensamento que busca cada vez mais a vida”, declarou.

Além da palestra, o CAP também ira prestar atendimento para jovens do Lar Cristo Redentor que precisarem de auxílio psicológico.

CAP

O Centro de Apoio tem o objetivo de agregar valor e melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da instituição e do seu entorno. Através deste núcleo, alunos, docentes e também o público externo podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais.

Você pode buscar seu atendimento online no CAP através do e-mail:  cap@fslf.edu.br