Gatilhos mentais: veja como são usados no Marketing

Quando o assunto é Marketing, tudo é muito bem pensado na hora de atrair a atenção do consumidor e influenciá-lo na hora de decidir por uma compra ou serviço. Para que isso aconteça de forma natural, os profissionais da área utilizam de um recurso chamado gatilhos mentais, já ouviu falar?

Em primeiro lugar é importante entender o que esses gatilhos são ações inconscientes que uma pessoa toma, onde seu cérebro faz as escolhas, de forma automática, deixando espaço para raciocinar apenas em escolhas complexas, evitando assim, o desgaste mental. Para os negócios, os gatilhos mentais funcionam como um guia para que as decisões inconscientes do consumidor sejam feitas em prol de determinada marca ou empresa.

Utilizar esses gatilhos mentais não são um método de manipulação, e sim um recurso da própria natureza do ser humano para facilitar a tomada de decisões. Áreas de marketing e vendas usam os gatilhos como uma técnica de persuasão, para que a estratégia seja eficiente no seu negócio, é preciso entender o que leva os consumidores.

Para ficar mais claro separamos alguns exemplos de gatilhos muito utilizados:

– Escassez – certamente você já fez alguma compra porque no anúncio dizia que faltavam poucas unidades, né? Isso acontece porque nosso inconsciente coletivo associa valor com escassez.

Ou seja, quanto mais difícil for para conseguirmos algo, mais valioso ele se torna.

– Urgência – esse gatilho é bem parecido com o anterior, mas usa o fato tempo para incentivar a sua compra. Corre que a promoção já vai acabar!! Quando o tempo é limitado ficamos mais tentados à compra e a decisões rápidas.

– Novidade – existem pesquisas que mostram que o nosso cérebro quando exposto a novidades recebe uma carga maior de dopamina, o hormônio responsável pela recompensa. Esse gatilho é muito utilizado em lançamentos, pois despertam a nossa curiosidade.

– Prova Social – em tempos de redes sociais é muito fácil identificar esse gatilho. Vivemos em sociedade e acabamos sendo influenciados pelo que as outras pessoas do nosso círculo social estão fazendo e por aquilo que elas gostam. Um exemplo são os comentários em páginas de compras, ao ler o consumidor tem mais confiança naquilo e pensa que já não pode ficar fora dessa.