MENU
Menu Principal

Glossário: Freud explica!


às 15h22
Compartilhe:

Na editoria Glossário desta semana vamos explorar alguns termos utilizados nos consultórios de psicologia. Na coluna ‘Freud explica’, você vai entender o significado de algumas palavras e jargões usados no dia a dia da profissão. Fique ligado!

Bloqueio – vamos começar por uma bem simples e que quase todo fala, mas o que quer realmente dizer o termo ‘Bloqueio’ quando falado em um consultório de psicologia. Trata-se de uma recusa inconsciente de uma emoção ou sentimento. É uma forma de defesa da pessoa.

Locus de controle – primeiro vamos entender o significado de Locus, que é uma palavra em latim que significa “lugar”. Dito isso, vamos seguir para entender o sobre este termo. Essa é uma expressão que fala sobre o comportamento das pessoas, que pode ser um indivíduo com predominância de postura de Locus interno e externo. O conceito que diferencia um do outro é o seguinte:

1 – locus de controle interno – pessoas que creem que seu campo de influência é muito pequeno e não se veem como protagonistas das próprias vidas, mas apenas coadjuvantes;

2 – locus de controle externo – pessoas que acreditam estarem no controle de suas vidas, assim agem por conta própria quando precisam lidar com problemas e entendem o resultado como uma consequência de suas competências.

Phubbing – o termo pode ser estranho mas, com certeza, você já praticou Phubbing em algum encontro com amigos ou no trabalho. O termo significa o ato de esnobar alguém olhando para a tela do celular.
Catarse – significa limpeza, libertação ou purificação da mente humana. Na psicologia, a catarse se trata do caminho pelo qual limpamos as emoções negativas que carregamos.

Gostou? Fique de olho no site da Faculdade São Luís de França, toda semana a editoria estará de volta trazendo curiosidades e explicações das mais diversas áreas.

Compartilhe: