MENU
Menu Principal

Glossário: Gestão de pessoas


às 16h52
Compartilhe:

Na editoria glossário dessa semana, iremos abordar os técnicos voltados para o curso de Recursos Humanos. Dessa vez, trouxemos algumas palavras novas, visto que o glossário de RH é vasto. Muitas dessas palavras são bastante curiosas pois em sua maioria são de origem estrangeira, o que chama muito atenção das pessoas que ainda não conhecem. Confira algumas delas:

Application Programming Interface (API)

Em português, o termo API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”. Tecnicamente falando, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos. Esse código de programação funciona como uma porta, permitindo a integração entre software de ponto e outros sistemas de RH.

Cloud Computing

Com a computação em nuvem, o armazenamento seguro de arquivos se tornou mais atrativo no quesito custo/benefício. Destaca-se a mobilidade em viagens, o trabalho em home office e a mudança da sede da empresa sem complicações.

Data mining

O data mining (tradução: mineração de dados) é o uso de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados em um curto período de tempo. No RH, esta tecnologia de informação e comunicação transforma dados brutos em informações de fácil interpretação, potencializando a tomada de decisão relacionada à força de trabalho.

Employer branding

Metodologia de marketing em que a empresa se posiciona enquanto boa marca empregadora, ou seja, um bom lugar para se trabalhar.

 eSocial

O eSocial é um novo sistema do Governo Federal, que simplifica e unifica o envio de documentos fiscais para os órgãos do governo. Todas as informações referentes a trabalhadores passam a ser enviadas a um único sistema.

Gestão data-driven

A gestão guiada por dados reconhece que, apesar de a intuição, a experiência e outros aspectos subjetivos de análise sejam importantes, eles podem gerar falhas de análise. Para combater estes vieses cognitivos, os dados devem basear a tomada de decisão, fornecendo critérios objetivos de escolha.

Hora in itinere

As horasin itinere se referem ao tempo que o funcionário gasta para se deslocar entre casa e trabalho. Isso independe da forma de trabalho e se o transporte foi fornecido pela empresa ou não.Este tempo antecede ou sucede a jornada de trabalho; não é contabilizado como hora trabalhada.

Legal né? E você, já ouviu alguma dessas palavras? Se não, fique de olho que toda semana trazemos o glossário com palavras novas e dos mais diversos cursos que a Faculdade São Luís de França possui, fique ligado e até a próxima!

Compartilhe: