MENU
Menu Principal

Glossário: Gestão de pessoas


às 13h30
Compartilhe:

Na editoria glossário desta semana, vamos abordar alguns termos usados no setor de Recursos Humanos e entender algumas tendências e expressões clássicas. Alguns desses termos vêm ganhando destaque e quem se distrai pode ter a impressão de que está ouvindo outro idioma, o que não é inteiramente mentira. Afinal muitos dos termos técnicos de RH fazem uma combinação interessante do português, siglas e palavras em inglês, confira:

5S: este termo técnico de RH se baseia em cinco palavras japoneses:

seiri;

seiton;

seiso;

seiketsu;

shitsuke.

Na ordem, são os cinco “senso” que a empresa deve desenvolver para obter uma performance melhor. Traduzindo-se em senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.

Absenteísmo: refere-se às ausências e faltas de colaboradores no expediente.

ASAP1: sigla para o termo em inglês as soon as possible, que significa “o mais rápido possível”. Normalmente, é um vocabulário de recursos humanos usado para criar um senso de urgência nos colaboradores.

Avaliação 90 graus: outro dos termos técnicos de RH relacionado a uma prática de gestão usada para avaliar o desempenho dos colaboradores de maneira hierárquica do gestor para o subordinado, apenas.

Avaliação 180 graus: avaliação em que o subordinado não avalia, mas é avaliado também por outros envolvidos, como os clientes e os colegas de trabalho.

Benchmarking: um dos termos usados em recursos humanos bastante usados quando se fala da avaliação interna dos processos, e também da concorrência, a fim de melhorar os seus próprios meios, produtos e fluxo de trabalho

 Empowerment: Refere-se à delegação de autonomia e autoridade aos colaboradores para que tomem as decisões e assumam mais responsabilidades.

Interessante, não é mesmo? Não se esqueça de atualizar sempre o site da Faculdade São Luís de França e conferir todas as curiosidades de inúmeras áreas.

Compartilhe: