MENU
Menu Principal

Glossário- Reabilitando


às 19h13
Compartilhe:

Na editoria glossário dessa semana você vai conhecer alguns termos técnicos de Fisioterapia, confira:

Acantose nigricans – É uma desordem que causa manchas aveludadas, cor marrom a preto, geralmente no pescoço, embaixo do braço, ou na região inguinal.
Contração isométrica – Acontece quando o músculo contrai-se e produz força sem alteração no ângulo da articulação. São chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente usadas para manutenção da postura. Funcionalmente estas contrações estabilizam as articulações.

Desmielinização – Termo usado para definir a perda de mielina, uma substância na matéria branca que isola as terminações dos nervos.

Epicondilite lateral do cotovelo – É conhecida também como “cotovelo de tenista”. Lesão crônica de repetição que acomete os tendões que têm origem no epicôndilo lateral do cotovelo podendo causar alterações internas de suas estruturas e degeneração de sua matriz, impedindo a sua regeneração e maturação em tendão normal.

Esteriognosia – Entende-se como a capacidade de perceber, através do tato, a natureza e a forma de um objeto, permitindo a sua identificação. A perda desta sensibilidade é descrita como Aesteriognosia ou Agnosia Tátil.

Extinção ou desatenção sensorial – Trata-se da perda da capacidade de perceber sensações em um lado do corpo, quando áreas idênticas são estimuladas simultaneamente.

Plasmaferese – É um método no qual todo o sangue é removido do corpo e as células do sangue são separadas do plasma ou parte líquida do sangue, e então, as células do sangue são infundidas no paciente sem o plasma, o que o corpo rapidamente repõe nas primeiras quatro semanas de evolução da doença para pacientes gravemente envolvidos.

Compartilhe: