Graduação EaD ou Presencial?

Existem pessoas que preferem a experiência de estudar no campus, já outras preferem estudar em casa e escolher o melhor horário para focar nas matérias. Com qual você mais se identifica? Chegou o momento de escolher a sua graduação, mas se você ainda não decidiu entre a Graduação EaD ou a Presencial acompanhe essa matéria e entenda as diferenças.

São várias as dúvidas que podem surgir durante esse processo, afinal, não é uma decisão tão simples assim. Para que essa decisão seja feita com segurança é fundamental que antes de tudo o estudante procure entender as diferenças dessas modalidades, somente assim pode entender suas vantagens e desvantagens.

Na Graduação Presencial, as aulas são realizadas na instituição com dias e horários já definidos. Já no EaD, a grade de aulas é mais flexível, considerando que as gravações e atividades ficam disponíveis em uma plataforma on-line e você pode escolher o melhor horário para acompanhá-las. É importante se atentar ao fato de que para se adaptar bem ao ensino remoto é essencial trabalhar algumas características, como disciplina, concentração, responsabilidade e muita organização.

Além das características citadas acima, há também uma série de diferenças entre as modalidades de ensino. Veja a seguir:

Estilo de aula

Essa é uma das principais diferenças entre as graduações: no EaD quem escolhe o horário para estudar é você, já no presencial você deve seguir os horários estabelecidos pela própria instituição de ensino.

Custos

No EaD a infraestrutura utilizada é mais compacta que a do presencial, por isso, as mensalidades costumam ser mais acessíveis.

Avaliação

Ainda que de formas diferentes, as duas modalidades de graduação possuem métodos avaliativos. Ou seja, não tem como escapar das provas, trabalhos e o famoso TCC.

Diploma

O diploma do EaD e do Presencial são exatamente iguais. Apesar de serem modalidades diferentes, em ambos os casos são oferecidos o ensino e suporte necessário para formar o aluno na graduação que ele escolheu.