MENU
Menu Principal

Graduação em Recursos Humanos: fique por dentro das principais disciplinas desse curso


às 23h41
Compartilhe:

É fato que o profissional de RH é uma figura central em qualquer empresa. O seu papel consiste em fornecer orientações claras para todos os trabalhadores, bem como estruturar um ambiente corporativo positivo e encorajador.

E para fazer isso com eficácia, a graduação em Gestão de Recursos Humanospossui matérias que possibilitem a compreensão de todas as relações que envolvem trabalhadores e empresas.  Essas matériasensinam os alunos a se tornarem especialistas para trabalhar em uma área abrangente, que exige diferentes habilidades nos mais diferentes tipos de organização. Confira algumas delas:

Gestão de Pessoas 

A gestão de pessoas está no centro das atividades de RH em todos os tipos de negócio, portanto é a primeira entre as principais disciplinas de Recursos Humanos, pois toda organização precisa de uma força de trabalho forte e integrada, sob a orientação de uma gestão eficiente.

O aluno vai aprender como a gestão de pessoas também envolve a compreensão do direito do trabalho, o treinamento e a motivação dos funcionários, bem como a importância do feedback construtivo para impulsionar o desenvolvimento dos negócios e o crescimento pessoal e profissional.

Gestão de Projetos 

Essa matéria planeja, executa, monitora e conclui o trabalho de uma equipe para atingir objetivos específicos e atender a critérios de sucesso dentro de um prazo de tempo especificado.

Dessa forma, o profissional de RH precisa estar atento ao funcionamento de projetos e às fases que envolvem seu desenvolvimento, além de saber como tornar os colaboradores mais produtivos e estimulados, para a melhor tomada de decisão.

Gestão do Conhecimento

Gestão de conhecimento é o processo de criação, compartilhamento, uso e gerenciamento de conhecimentos e informações de uma organização.  Em outras palavras, refere-se ao desenvolvimento das formas mais adequadas para um negócio alcançar seus objetivos, fazendo o melhor uso do conhecimento.

Como é um estudo amplo e que envolve um número muito grande de áreas, como Administração de Empresas, Ciências da Computação e até Políticas Públicas, naturalmente a área de Recursos Humanos está atrelada aos esforços para a Gestão do Conhecimento.

Legislação Social e Trabalhista

O RH precisa conhecer a legislação trabalhista, que define direitos e obrigações de trabalhadores e empregadores, a fim de evitar problemas com a Justiça e garantir que todos cumpram normas comuns.

Com essa premissa, a disciplina de Legislação Social e Trabalhista vai discorrer sobre o progresso social e a melhoria das condições de vida e trabalho, bem como a própria evolução da legislação até a atualidade.

Práticas Trabalhistas 

Compreender as práticas trabalhistas é fundamental para que o profissional de RH promova, sob conduta ética e responsável, a identificação, a análise, o planejamento e a resolução de situações típicas das atividades da gestão de pessoas como forma de promover a cultura empresarial em consonância com as expectativas da sociedade e do negócio. 

Como os estudos dessa disciplina, os alunos adquirirão o conhecimento e a experiência necessários para exercer sua profissão em equilíbrio com os campos jurídico e organizacional de Recursos Humanos, principalmente com uma abordagem multidisciplinar das relações de trabalho e emprego. 

Compartilhe: