MENU
Menu Principal

Inteligência emocional: professora da FSLF explica a importância e dá dicas de como desenvolvê-la


às 12h43
Compartilhe:

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional, mas você sabe o que realmente significa e a importância de desenvolver a sua? Para ter uma ideia melhor da relevância dessa característica, segundo estudos, 90% dos profissionais com melhor desempenho têm altos níveis de inteligência emocional.

Para falar mais sobre o tema e tirar algumas dúvidas, conversamos com a coordenadora do curso de psicologia da Faculdade São Luís de França, Marcela Teti, que começou explicando o que é inteligência emocional. “Trata-se da arte de gerir nossas emoções de forma saudável a fim de produzir qualidade de vida, manter relações interpessoais e ser produtivo”, destacou.

A profissional também ressaltou como o desenvolvimento dessa habilidade pode ajudar no nosso dia a dia, incluindo no trabalho. Segundo Marcela, nas últimas décadas, a tendência de somente fazer o que se quer e de dizer o que se pensa sem medir as consequências de nossos atos tem prejudicado nossa vida e nossas relações. Assim, diante de muitas decepções, frustrações, passamos a refletir sobre o que fazer para realizar nossos desejos e sermos pessoas melhores.

O desenvolvimento de Inteligência Emocional contribui para nossa melhoria de forma holística, em todas as esferas da vida, especialmente porque:

– faz como que venhamos a desenvolver autoconhecimento e passemos a ver quais os nossos pontos fracos, de melhoria, e nossos pontos fortes, que devemos enaltecer no nosso cotidiano;

– oportuniza que sejamos empáticos, reconhecendo que os outros têm emoções e são como nós, e não “sacos de pancada” onde depositamos tudo de ruim que temos dentro de nós;

– estimula que possamos desenvolver a autogestão, na medida em que conhecendo nossas emoções, podemos organizar nosso cotidiano para dar o nosso melhor, quando estamos bem, felizes e contentes, e sejamos mais suaves conosco quando nossas emoções estiverem muito negativas;

– favorece a gestão do relacionamento com os outros.

De acordo com a psicóloga, todos os 4 elementos da Inteligência emocional favorecem o trabalho e a produtividade. “No entanto, este último elemento, é aquele preponderante para exercício da liderança no trabalho. Sem reconhecer as emoções dos outros e usar estas emoções a favor da gestão, o trabalho em equipe fica difícil e desgastante”, afirmou.

É possível desenvolvê-la?

Se o contato com suas emoções é um verdadeiro tabu, você não aceita que elas apareçam e quando elas estão ativadas, você é controlada por elas, o melhor é agendar com um psicólogo, porque pode te ajudar a lidar consigo e com seus temores. Para Marcela Teti, a psicoterapia pode auxiliar também a desenvolver recursos psicológicos como paciência, mindfulness (atenção plena), comunicação assertiva, escuta ativa, comunicação não-violenta, além de proporcionar o treinamento em habilidades sociais, socioemocionais e resiliência.

Caso você já tenha ouvido falar de inteligência emocional e se veja como alguém que quer potencializar os recursos psicológicos que começou a desenvolver, existem algumas estratégias. A primeira delas, bastante usada hoje, é a prática da meditação, que irá auxiliar a silenciar os pensamentos e “esfriar” as emoções “quentes”.

“Você pode também praticar atividades físicas, visto que ajudam a destencionar os músculos e funcionam como produtores de neurotransmissores que irão ajudar na criatividade e na produção de bem-estar. Alimentação coerente com seu cotidiano de trabalho é muito importante, pois ausência ou excesso de comida podem torná-lo sem paciência, irritadiço ou desleixado. Além destes, realizar diariamente antes de dormir uma lista de gratidão, ressaltando 3 bênçãos que você teve em 1 dia, e mentalizações, ensaios cognitivos, com resoluções assertivas para situações complexas, podem colocar seus pensamentos num ambiente mental saudável, salutar e repleto de recursos positivos para uma vida moderada emocionalmente e certamente mais feliz”, finalizou.

Compartilhe: