MENU
Menu Principal

Já ouviu falar em trabalho assíncrono? Saiba como funciona 


às 13h25
Compartilhe:

Você sabe o que é trabalho assíncrono? Se ainda não ouviu falar é bom ficar atento, pois esse modelo de trabalho começa a ser tendência nas organizações. Explicando ao pé da letra, o trabalho assíncrono é aquele que não se realiza ao mesmo tempo que outro, neste modelo cada um pode ajustar sua agenda de acordo com suas necessidades pessoais e as ferramentas de tecnologia fazem o trabalho de conectar e integrar tudo.

Como o home office parcial ou integral veio para ficar em boa parcela das empresas, é preciso encontrar formas de nos adaptarmos ao trabalho assíncrono, para extrair dele os benefícios, como ter mais mais tempo para a vida pessoal, algo que só pode ser alcançado quando não existe sobrecarga de tarefas ou cobrança para estar online o tempo todo.

A busca por trabalhar remotamente e em horários flexíveis, por razões pessoais e contextos de vida variados, deixou de ser tida como um benefício excepcional e, cada vez mais, é encarada como parte integrante e essencial de um conjunto mais amplo de elementos, como cultura organizacional positiva, atenção à saúde mental e bem-estar, senso de propósito e de significado, dentre outros.

Pesquisas revelam que a maior parte das pessoas se sentem mais produtivas trabalhando à distância. Esse tipo de trabalho também pode contribuir para uma vida mais saudável e melhorar a qualidade de vida das famílias.

Além desses benefícios pessoais, vejam algumas outras vantagens:

1 – É mais justo – o trabalho síncrono pressupõe a igualdade, o que cria desigualdades, pois as pessoas têm preferências e circunstâncias de vida distintas. 

2- Você trabalha quando faz sentido – com o trabalho assíncrono, é possível criar o cronograma de acordo com seus níveis de energia e carga de trabalho atual, o que auxilia na realização do melhor trabalho (seja quando for). 

3 – Eficiência na comunicação – como nada está acontecendo em tempo real, não é necessário sentar e esperar que alguém chegue. Como as pessoas não estão sob pressão para responder no ato, elas podem dedicar tempo e cuidado para criar a mensagem certa.

4 – Mais oportunidades de contratação – com esse modelo a empresa abre as portas para excelentes candidatos em todo o mundo que não conseguiriam trabalhar para você de outra maneira. 

Compartilhe: