JORNADA PEDAGÓGICA SÃO LUÍS

Competências socioemocionais e tecnologia são temas abordados na Jornada Pedagógica 2019/1 da FSFL

Professores e coordenadores dos cursos de graduação da Faculdade São Luís de França (FSLF) participam durante toda a semana da Jornada Pedagógica 2019/1, cujo tema é ‘Gestão Pedagógica e Qualidade Acadêmica  –  A Aprendizagem em Foco’, em que serão debatidos temas relacionados às atuais práticas de ensino e aprendizagem, além de discutido o planejamento estratégico para o primeiro semestre letivo do ano corrente.

Na abertura das atividades, o diretor geral da FSLF, Ivanilson Leonardo dos Santos, deu as boas-vindas aos veteranos e novos professores e destacou a importância do encontro para a atualização do conhecimento em prol do desenvolvimento de práticas que impulsionem ainda os processos de aprendizagem dos alunos da instituição. “É muito bom ter todos reunidos para esse momento de debate e construção de nossas atividades, estou feliz em rever os colegas e também em dar as boas-vindas àqueles que foram nossos alunos e agora retornam como profissionais. Isso é realmente gratificante para nós e vamos aproveitar todo o conhecimento nesses dias para dar continuidade ao ensino superior de qualidade que nossa instituição possui”, afirmou.

De acordo com o coordenador acadêmico da FSLF, Cássio Roberto Conceição Menezes, é um momento de promover um encontro pedagógico para os professores dentro de uma proposta de discussão na área de educação. O papel da jornada é discutir os processos de aprendizagem, afinal, como é que o aluno aprende? Quais são as metodologias que a gente pode desenvolver para facilitar esse processo de ensino e aprendizagem? Porque transmitir, socializar o conhecimento é fácil. Mas o que vai garantir que esse aluno, essa socialização do conhecimento está, de fato, levando à aprendizagem? O aluno de hoje é o público das novas tecnologias, um público que está antenado o tempo inteiro.  Iniciamos a nossa jornada com a professora Analice Marinho, que falou sobre o ‘Papel do docente no protagonismo e aprendizagem do estudante do século XXI’. Num segundo momento teremos uma discussão sobre Educação inclusive, oficina de competências socioemocioanais em situações de aprendizagem e depois temos o momento institucional, que é o início do planejamento estratégico”, disse.

Para a professora Alana Danielly Vasconcelos, dos cursos de Pedagogia e Letras, as discussões abordadas durante o encontro possibilitam a definição de práticas atuais que podem ser aplicadas me sala de aula para facilitar a aprendizagem.  “A jornada prepara o docente para trabalhar com mais qualidade em sala de aula e é uma oportunidade também do professor ficar atualizado, pois sabemos que hoje vivemos na era da informação. Então, é preciso estar preparado para essa era e o ensino seja de forma adequada para que a aprendizagem do aluno se concretize. Enquanto professor não somos detentores do saber, o conhecimento é infinito. Assim, tudo que que a gente vê na jornada é uma oportunidade de levar uma prática nova para sala de aula, utilizando a tecnologia digital, apresentando problemas e mostrando soluções”, explicou Alana Vasconcelos.

Ao apontar a importância do encontro do corpo docente antes do retorno às aulas, a professora do curso de Pedagogia Márcia Alves de Carvalho Machado ressaltou a participação do planejamento estratégico da instituição. “É muito legal a gente participar desse planejamento, compreender as mudanças que vão acontecer e também dar a nossa opinião até porque somos nós, professores, que estamos mais próximo ao aluno, no dia a dia, e conhecemos as necessidades, o que eles reivindicam. Então, é importante esse momento de atualização através das oficinas e de construção, no qual podemos opinar, fazer parte desse planejamento  e participando de forma ativa de algumas mudanças que são necessários para uma aprendizagem de qualidade”, afirmou.