MENU
Menu Principal

Mais de 4 milhões de alunos vão disputar o Enem 2021

Prazo para pagar a taxa de inscrição acaba nesta segunda, 19, e as provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro; nota do Enem é critério para ingresso no Ensino Superior

às 14h00
Compartilhe:

Acaba nesta segunda-feira,19, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de quatro milhões de candidatos de todo o país se apresentaram para fazer os exames impressos e digitais, que serão aplicados entre os dias 21 e 28 de novembro. As inscrições foram encerradas na última quarta-feira, 14. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número total de inscrições só será confirmado após o pagamento das taxas de inscrição.

A taxa de inscrição custa R$ 85. Os candidatos que não tiveram isenção de taxa devem quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios, correspondentes bancários ou aplicativos. A inscrição só será validada depois que o pagamento da GRU for confirmado eletronicamente. O total, por estado e município, ainda será divulgado pelo Inep. 

Também nesta segunda, começa o prazo para que os candidatos peçam para serem tratados pelo nome social, caso o tenham. Esse pedido deve ser feito até a próxima sexta, 23, dia em que serão divulgados os resultados dos pedidos feitos por gestantes, lactantes e pessoas com deficiência que vão fazer o exame e precisam de algum atendimento especializado como rampas, provas com linguagens de sinais e espaços para amamentação, entre outros recursos.

O Enem 2021 terá 90 questões objetivas de múltipla escolha, divididas em quatro provas aplicadas nos dois dias. Em 21 de novembro, acontecem as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, mais a Redação, com tempo máximo de 5h30. Já no dia 28, será a vez das questões de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de aplicação. Os cartões com locais de prova serão divulgados no começo de novembro, dias antes do exame, pelo Portal do Participante do Enem

O Enem tem a sua nota utilizada desde 2009 como critério de seleção e acesso ao Ensino Superior, valendo tanto para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu, das instituições públicas), quanto para o Programa Universidade para Todos (ProUni, das instituições privadas). Os candidatos também podem usar a nota para concorrer a bolsas do próprio ProUni ou pedir financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Algumas universidades de Portugal também aceitam a nota do Enem brasileiro em seus processos de seleção. 

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações da Agência Brasil 

Compartilhe: