V E S T I B U L A R
MENU

Marketing: saiba mais sobre a área de atuação e o perfil profissional 


às 15h06
Compartilhe:

No último domingo, 08 de maio, foi comemorado o Dia do Profissional de Marketing e para lembrar a data trouxemos algumas informações sobre essa profissão promissora e que tem gerado boas oportunidades no Mercado de Trabalho.

Para saber mais sobre o Marketing e o profissional que exerce essa profissão, conversamos com o professor da Faculdade São Luís de França, Luis Claudio dos Santos Bastos Junto, que respondeu algumas perguntas sobre o tema.

Sobre o perfil do profissional de marketing, o professor explica que antes de falar sobre o seu perfil, é importante entender o seu papel nas organizações. “Ressalta-se assim que este profissional é aquele que trabalha com estratégias de comunicação (interna e externa) e vendas em uma organização”, destacou.

Para desenvolver essa função o profissional precisa ter algumas habilidades, tais como comunicação: um bom profissional sabe estabelecer boa relação comunicativa da marca com o público externo e público interno. Saber trabalhar em equipe: a área de marketing é muito versátil, o profissional vai ter que saber lidar com uma equipe multidisciplinar.

Além de ser um profissional inovador e criativo. “O profissional precisa desenvolver essa habilidade, pois ela vai fazer o diferencial na criação de conteúdo e materiais de qualidade para cativar o consumidor. Outro ponto de destaque é a Gestão, faz parte de todo o processo planejar, definir KPIs, metas e saber analisar os resultados por meio das ferramentas que apoiam os profissionais de marketing. Atualmente, um diferencial no perfil do profissional de marketing é saber captar e analisar dados de diversas bases de dados”, ressaltou.

Como é o processo de formação?

É fundamental para o profissional de marketing uma formação de nível superior, pois é na graduação que o mesmo vai ter uma base de conhecimentos essenciais para sua carreira. Logicamente, como uma área das ciências sociais aplicadas, a mudança é constante, por isso a formação continuada é prioridade para esse profissional. Ou seja, uma ou várias especializações, além de treinamentos e cursos adicionais.

Como está o mercado de trabalho na área e as tendências?

O marketing teve uma mudança significativa nos últimos 10 anos. A comunicação ficou mais fluida e digital. Aliás, digital é a palavra do momento. Atualmente, a necessidade em evidenciar serviços, marcas e produtos fez com que empresas passassem a investir em setores e profissionais especializados em estratégias de marketing na internet. Dessa forma, esse profissional ganhou um grande destaque no mercado. E cada vez mais importante para todas as organizações, independente do core business, desenvolver o marketing é essencial.

Pode ser considerada uma profissão em ascensão?

O marketing ganha ainda mais áreas de contato e relevância com a transformação digital. Nesse sentido, o marketing digital é uma das profissões que mais vem gerando empregos. Sua função é muito importante, tanto para o posicionamento de uma marca no mercado, quanto para quaisquer tipos de comunicação e para o retorno financeiro que se espera no negócio. Logo, citamos alguns exemplos de áreas no marketing em destaque no mercado, tais como: Gestor de e-commerce, produtor de conteúdo, analista de marketing digital e gestor de tráfego pago.

Compartilhe: