Mitos e verdades que você precisa saber sobre o ensino online em tempos de pandemia

As instituições de ensino foram afetadas com a chegada do novo coronavírus, e para minimizar os impactos negativos sobre a educação, o ensino a distância vem sendo adotado até tudo voltar ao normal e poderem retornar com as aulas presenciais.

As aulas remotas foram criadas em caráter emergencial, porém tem durado mais tempo que o esperado por ser a única opção no momento. Apesar de trazer bons resultados na aprendizagem quando acontece dentro das condições ideais, ele não substitui o ensino presencial, pois estar com os colegas, relacionar-se socialmente, aprender com o outro, interagir com o ambiente são exemplos de pontos insubstituíveis do ensino presencial.

Entretanto o ensino online tem sido um assunto muito comentado desde o início da pandemia e sua eficiência tem sido questionada porque requer que o aluno seja totalmente responsável pelo seu desempenho, já que, na maioria das vezes, não terá o acompanhamento direto de professores e colegas, além de alguns mitos que foram criados em cima desse ensino, fazendo com que muitas pessoas desistam e adiem os estudos para quando a pandemia acabar. Acontece que não precisa desistir, mas é importante saber um pouco mais como funciona. Conheça alguns mitos e verdades sobre esse modelo de estudo.

– Qualidade de ensino inferior à de aulas presenciais

Mito. O ensino online precisa ter a mesma qualidade que as aulas presenciais, pois as exigências do MEC para que as instituições possam manter essa modalidade de curso são altas, justamente a fim de que esse tipo de situação não ocorra.

– O mercado de trabalho não valoriza o aluno que completou os estudos de forma online

Mito. As empresas não desmerecem o profissional formado em um curso feito online. Pois normalmente as características exigidas por essas empresas são: organização, disciplina e conhecimento na área, coisas que você adquire se conseguir se dedicar aos estudos seja online ou presencial.

– O ensino online requer computadores especiais

Mito. Esse ensino não requer computadores especiais e ainda dá a possibilidade de o aluno acessar o conteúdo a partir de dispositivos móveis, com ambientes virtuais responsivos. Nesse cenário, cada aluno escolhe a melhor forma de interação.

– O ensino remoto proporciona outras aprendizagens

Verdade. Com a capacidade do ser humano em se adaptar faz com que o ensino à distância seja um grande aliado nessa mudança podendo avançar no letramento digital. Além de aprender a dominar recursos e ferramentas, entendendo ainda mais sobre a educação midiática.