Neste dia do estagiário saiba qual a importância do estágio para a formação acadêmica

O dia do estagiário foi criado quando o decreto n° 87.497 foi publicado em 18 de agosto de 1982, o qual foi revogado em 2019. Todavia, a data continua sendo comemorada no dia 18 de agosto.

A legislação que regulamenta e rege os estágios no Brasil é a lei n° 11.788/2008 e ela prevê diversos direitos para a pessoa estagiária. Alguns deles são:

– Férias: após o estágio completar uma duração igual ou superior a um ano as férias de 30 dias são obrigatórias;

– Pagamento de bolsa: sem um piso ou teto;

– Auxílio-transporte: principalmente quando o estágio não é obrigatório;

– Cargas máximas: as cargas máximas de estágio podem variar, de acordo com a quantidade de crédito que o aluno está fazendo no semestre, podendo ser 20, 30 ou até mesmo 40 horas semanais. O combinado é firmado entre a instituição de ensino, o aluno e a empresa com o termo de compromisso de estágio.

Fazer um estágio numa fase intensa como a da faculdade é uma oportunidade de aprendizado muito importante, pois coloca em prática a teoria que foi apreendida na sala de aula. Além de ser um momento de avaliar a escolha profissional e minimizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mercado de trabalho.

O universitário que prefere adiar a etapa de buscar um estágio pode estar perdendo a chance de fazer contatos, melhorar o desenvolvimento de atitudes e postura profissional. Alguns preferem deixar para o final do curso, o que não é uma boa ideia pois quanto mais próximo chegar da formatura, maiores são os desafios e responsabilidades. Portanto, quanto mais cedo você iniciar sua carreira, mais rápido se acostumará com a nova rotina.

Nós separamos alguns motivos pelos quais o estágio é considerado um grande aliado na vida do estudante, confira:

Faz com que você descubra quais são seus talentos e aptidões.

Esse é o melhor momento para errar, pois no mercado de trabalho esses erros não serão admissíveis. Busque viver experiências na área de seu interesse e descubra as suas verdadeiras habilidades, além de identificar aquilo que realmente deseja fazer em sua carreira profissional.

Ajuda a criar contatos

Conhecer pessoas é um dos pontos mais importantes, pois as chances de ser indicado para um novo trabalho são inúmeras. Aproveite essa fase para se relacionar com diferentes tipos de profissionais, que poderão dar-lhe novas oportunidades no futuro e ainda auxiliá-lo em sua carreira.

Adquire mais experiência

No competitivo mercado de trabalho, em um processo seletivo, os recrutadores avaliam o histórico de seus candidatos. Quanto mais experiente você for, mais se mostrará capaz de desenvolver as atividades e mais atrativo se tornará. Portanto é necessário aproveitar ao máximo todos os ensinamentos que o estágio pode oferecer, pois como foi dito acima, o melhor momento para errar é durante essa fase.

Desenvolve autoconfiança

Após descobrir seus talentos e capacidades, você começa a ter um melhor direcionamento sobre o que vai querer lá na frente, por isso, começar cedo pode ajudá-lo a gerar autoconfiança, uma vez que  você ganhará mais experiência e aprenderá a lidar com diversos tipos de situações, além de criar conexões importantes para a sua carreira.