Neuropsicopedagogia: conheça a área e sua importância

Já ouviu falar em Neuropsicopedagogia? Dedicada a estudar a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, essa é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente devido ao papel importante que desempenha na escolaridade. Para explicar sobre a atuação profissional e a formação nessa área, conversamos com o professor da Faculdade São Luís de França, Dr. Anderson de Araujo Reis.

De acordo com o profissional, quando pensamos na educação em um período de transição pandêmica, fatores como os déficits de aprendizagens, comportamentos adversos, especificidades que demanda identificação, diagnóstico para as melhores tomadas de decisão frente aos sujeitos imersos aos contextos, são algumas das realidades enfrentadas.

“Para tantos desafios é fundamental profissionais habilitados e competentes, destacando assim o neuropsicopedagogo enquanto uma das melhores opções da atualidade. A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) estabelece que ela pode ser dividida em 3 áreas de atuação: clínica, institucional e hospitalar, o leque de oportunidade é bastante promissor”, explicou o professor.

Onde o profissional pode atuar?

O Neuropsicopedagogo pode atuar em escolas, faculdades, universidades, Centro de Referência em Educação Especial, Centro de Atendimento Educacional Especializado, Departamentos Educacionais das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, ONGs, instituições diversas e no campo da saúde, centros que oferecem diferentes atendimentos sociais, hospitais, consultórios e clínicas com atendimentos individuais.

Como é o trabalho deste profissional?

Segundo o professor Anderson Araújo, considerando que a Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, e que, esta relação, possui foco nos contextos da aprendizagem e sociabilidade, o profissional possui competência na identificação dos processos neurofisiológico, psicológico cognitivo e pedagógico os quais buscará identificar possibilidade, mecanismos, metodologias, recursos para a melhor compreensão das formas do aprender, desenvolver e socializar, tendo como base as potencialidades, especificidades, competências e habilidades de cada indivíduo.

Formação

Para trabalhar na área o profissional precisa ter passado por uma graduação e depois disso realizar um curso de pós graduação, nessa hora escolher a instituição adequada faz toda diferença. Para o professor, quando falamos sobre os cursos de pós-graduação da FSLF, estamos identificando uma instituição credenciada e reconhecida pelo MEC, que possui a missão de inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio de uma educação de qualidade e humanizada.

“A FSLF tem visão de ser referência entre as faculdades de Sergipe, pela empregabilidade de alunos e egressos com valores que ressaltam a tolerância, trabalho, humildade, ética, responsabilidade, respeito e autoconhecimento. Tudo isso respaldado por um corpo docente qualificado e inclusivo”, destacou.

O curso possui 400h, e qualquer profissional que tenha interesse pelo tema, e já seja graduado, pode se inscrever e começar a estudar. O percurso formativo é amparado pela qualidade de ensino, localização, estrutura, acolhimento e infraestrutura.