MENU
Menu Principal

No dia nacional do rádio conheça a história desse veículo de comunicação e veja algumas curiosidades sobre ele


às 00h04
Compartilhe:

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Mas a origem da tecnologia radiofônica em si, deve-se a Roberto Landell de Moura, que é considerado no Brasil o inventor dos primeiros aparelhos de rádio.

Entretanto, ele teve dificuldades no desenvolvimento de suas pesquisas, contando com barreiras técnicas e financeiras. Apesar de Landell de Moura ter ganhado mais reconhecimento pelos seus inventos nos últimos anos, mundialmente é o físico italiano Guglielmo Marconi o reconhecido como desenvolvedor da tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio.

Curiosidades sobre o rádio que você precisa saber

1- A primeira transmissão radiofônica nacional ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante uma exposição comemorativa pelos 100 anos da Proclamação da Independência. O então presidente Epitácio Pessoa foi o primeiro a testar o sistema e realizou um discurso veiculado por 80 alto-falantes.

2- Em 1º de março de 1932, Getúlio Vargas assinou um decreto-lei permitindo a veiculação de propaganda pelo rádio.

3- Roquette Pinto e Henry Morize fundaram a primeira rádio do país em abril de 1923. Ela se chamava Sociedade do Rio de Janeiro.

4- “A Voz do Brasil” foi instituída em 1935 e, 3 anos depois, passou a ser transmitida em rede nacional. No início, além dos pronunciamentos de Getúlio Vargas e de seus aliados políticos, o programa também apresentava cantores populares. A abertura da ópera “Guarani”, de Carlos Gomes, servia de vinheta do programa.

5- A primeira rede nacional de rádio foi organizada por Getúlio Vargas, no dia 10 de novembro de 1937, para anunciar a criação do Estado Novo.

6- A primeira rádio-novela foi ao ar em 1941 pela Rádio Nacional. Chamava-se “Em Busca da Felicidade”, escrita pelo cubano Leandro Blanco e patrocinada pelo creme dental Colgate.

7- O noticiário “Repórter Esso” fez sua estreia em 1941, transmitido pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e pela Rádio Record, de São Paulo.

8- O locutor era Heron Rodrigues. Foi o primeiro noticiário de rádio que fazia mais que apenas ler o jornal impresso.

9- Os dois bordões que ficaram mais famosos foram “O primeiro a dar as últimas” e “Testemunha ocular da história”. Parou de ir ao ar em 31 de dezembro de 1968, com o locutor às lágrimas se despedindo do público.

O sucesso do rádio se deve ao fato de que ele pode estar em qualquer lugar a qualquer hora e é acessível à maioria da população. Por mais que a tecnologia continue avançando e os meios de comunicação se reinventando, o rádio sempre vai ser o queridinho dos brasileiros!

Compartilhe: