V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

No mundo cada vez mais digital, conheça as tendências do mercado de trabalho


às 16h13
Compartilhe:

Vivemos conectados à internet, temos livros digitais, os filmes são online, não esperamos mais informações pela televisão, toda nossa comunicação é em tempo real. A realidade do mundo ao alcance das mãos, que já era esperada e vivida por muitos, se apressou ainda mais com a pandemia. De uma hora para outra milhares de pessoas se viram em isolamento e obrigadas a consumir quase tudo através do mercado digital.

Com essas mudanças de hábitos e comportamentos, o mercado de trabalho e as demandas dele também precisaram acompanhar de forma muito rápida essas transformações fazendo com que uma nova realidade de relações de trabalho e áreas de atuação se destaquem.

Listamos a seguir algumas delas:

1 – Programação e Desenvolvimento

Como praticamente toda nossa vida acontece no mundo digital (compras, aulas, reuniões de trabalho, entretenimento) é preciso que tudo esteja funcionando muito bem, é nessa hora que entram os profissionais da área de tecnologia, como programação e desenvolvimento web e de softwares. São esses profissionais que criam novos sistemas digitais e viabilizam o funcionamento de diversas soluções que o mercado precisa para evoluir, por exemplo: Sites, aplicativos, processos automatizados, entre outros.

2 – Marketing Digital

Como o nome já diz, o profissional que trabalha com marketing digital é responsável por criar estratégias e planejamentos de divulgação no meio digital, tendo como uma característica forte a interação com o público. Dentro do Marketing Digital existem várias possibilidades de trabalho como: social media, gestor de marketing digital, consultor de marketing digital, produtor de conteúdo, entre outras funções. É uma área muito ampla e em constante expansão.

3 – Freelance

Nessa nova realidade de mercado também mudaram as relações de trabalho, onde é cada vez mais comum o trabalho do freelancer. Profissionais qualificados em diversas áreas, as empresas sempre precisam, mas muitas vezes não é possível (nem preciso) ter um contrato fixo para o negócio. Graças ao mercado digital, é possível contratar freelancers por somente um período de tempo ou conforme uma necessidade.

E com a tendência dos trabalhos em Home Office, a contratação dos freelans ficou ainda mais favorecida. É uma ótima opção para ganhar dinheiro e trabalhar em casa. 

4 – Gestor de tráfego pago

Não basta colocar sua marca ou produto na internet, é preciso entender como o mercado se comporta para que o seu conteúdo divulgado seja visto pelo consumidor final, é nessa hora que entra o gestor de tráfego pago.  O profissional responsável por organizar, analisar e liberar demandas, estratégias e ações dentro de uma agência para gerar vendas e resultados a um cliente, por intermédio de ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital.

5 – Criadores de conteúdo e Marketing de influência

E agora, o que postar? Cada vez mais nos deparamos nas redes sociais com os criadores de conteúdo, mais conhecidos como influenciadores digitais. Eles são uma peça muito importante nesse mercado da internet, uma espécie de vitrine virtual. Para muitas pessoas, seguidores, suas indicações vêm praticamente com ‘selo de qualidade’ o que garante a eles milhões em anúncios.

No início os influenciadores começaram despretensiosos, gerando conteúdo de forma amadora para blogs e redes sociais, Mas, com o tempo, os produtores de conteúdo que possuíam audiência numerosa e engajada começaram a influenciar no consumo e tornaram-se um ótimo meio de marketing para empresas.

O chamado marketing de influência é a estratégia que as marcas usam para atingir um público específico por meio da parceria com um influenciador digital, que irá produzir conteúdo recomendando a marca em seus canais de comunicação.

Compartilhe: