MENU
Menu Principal

Nutricionista destaca o que mudou com a nova regra para rótulos de alimentos 


às 13h22
Compartilhe:

Passou a valer em 9 de outubro de 2022 a nova norma para rotulagem nutricional de alimentos. A medida foi aprovada em 2020 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após um longo período de debates e uma consulta pública. A mudança prevê um período para adaptação que pode se estender por mais alguns anos.

A professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, destacou que as mudanças na rotulagem incluíram modificações na tabela nutricional (que informa a composição dos alimentos) e as alegações nutricionais. “Agora, teremos a chamada rotulagem frontal, que é um símbolo no painel frontal da embalagem, para que fique mais simples de o consumidor identificar a presença de açúcares, gorduras e sódio nos alimentos ultraprocessados”, afirmou.

A profissional também ressaltou que uma lupa indicará a presença destes componentes em grandes quantidades, situada na parte superior da embalagem. Outra mudança está nas cores da tabela nutricional, que terão fundo branco e letras pretas, para facilitar a leitura dos consumidores.

 De acordo com Júlia, o consumidor deve estar atento às informações pois quando indicarem alto teor de açúcares, gorduras ou sódio, é um indicativo forte de que este alimento pode ser prejudicial a saúde, principalmente porque podem agravar doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.

“Quando for comprar algum item, o consumidor deve observar esta lupa, que irá sinalizar os alimentos que são prejudiciais à saúde. Além disso, a tabela de informação nutricional também é um quesito importante para decidir qual a composição dos alimentos que estão comprando no momento e fazer as melhores escolhas nutricionais”, finalizou.

Compartilhe: