O que é curso de extensão e qual sua importância?

A graduação é um importante passo para quem busca ampliar os horizontes profissionais, mas essa não é e nem deve ser a única fonte de ensino. O curso de extensão é uma atividade oferecida pelas universidades, que acrescenta conhecimento à graduação ou à pós, servindo para complementar e ampliar as noções sobre temas relativos ao cargo de atuação do participante.

A extensão universitária são cursos de curta duração, com carga horária inferior a 360 horas, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante. Não é obrigatório ter concluído o curso superior para participar da formação. No entanto, é necessário verificar com a instituição de ensino ofertante quais são os requisitos estabelecidos para participação na modalidade. Os cursos de extensão são voltados a áreas específicas do conhecimento. São mais direcionados, por isso possuem duração média de até três meses.

Além disso, esses cursos são responsáveis por enriquecer as informações sobre determinado assunto e também aprimorar as habilidades para que consiga desenvolver aptidões. Com isso, é possível ter um diferencial no currículo.

Assim como o curso de extensão, a pós-graduação não necessita de autorização e reconhecimento do MEC. No entanto, as universidades devem ser credenciadas ao Ministério da Educação para poderem ofertar os cursos.

A principal diferença entre os cursos é que na pós-graduação é necessário o diploma do curso de graduação, ao contrário da extensão universitária. Além disso, a pós-graduação é dividida em lato sensu e stricto sensu e essas modalidades possuem direcionamentos distintos.