MENU
Menu Principal

O que é responsabilidade social e por que se preocupar com ela?


às 14h14
Compartilhe:

A preocupação com os impactos sociais e ambientais já não se restringe mais às grandes corporações. A consciência de que nossos recursos são finitos e que caminham a passos largos para o esgotamento faz com que esse tema esteja cada vez mais presente na pauta de todos.

Mas afinal de contas, o que é isso? Responsabilidade Social diz respeito a práticas e valores que as empresas adotam para promover o bem estar dos seus públicos internos e externos (clientes, colaboradores e a comunidade).

É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

A responsabilidade social é um processo de melhoria contínua que as empresas devem adotar com seu público interno, com a comunidade com a qual se relaciona, com os parceiros, com o governo e, claro, com o consumidor.

Numa sociedade marcada pelos avanços tecnológicos e de seguidas crises econômicas e sociais, é imprescindível que as empresas repensem sua atuação e se reposicionem no mercado e na sociedade.

Compartilhe: