MENU
Menu Principal

O que estudar para concurso público? Revise algumas matérias de Direito que estão sempre presentes nas provas


às 21h11
Compartilhe:

Está estudando para os concursos públicos de 2021 e não sabe por onde começar ou quais matérias não podem ser esquecidas na hora de fazer a prova? Nós trouxemos algumas que irão te dar um direcionamento melhor nos estudos, confira:

1. Noções de Direito Constitucional

Se dedica à análise e interpretação das normas contidas na Constituição Federal. Essa matéria deve ser aprendida e compreendida por todos os que desejam se tornar servidores públicos. Apesar de ser algo complicado a princípio, o Direito Constitucional é uma matéria acessível e muito interessante, visto que trata de leis com as quais convivemos todos os dias. É preciso um estudo sistemático e demanda muita disciplina para que seja feita da forma correta.

2. Noções de Direito Administrativo

Tem por objeto o estudo dos órgãos, entidades, agentes e atividades públicas e a sua meta é o interesse público. Ou seja, estuda a Administração Pública e os servidores públicos, o que torna essa matéria muito importante para todos os que almejam o serviço público. Direito Administrativo encontra-se disperso em várias Leis Federais como Licitações, Regimento dos Funcionários Federais e muitas outras. Apesar de ser interessante, essa matéria é caracterizada pela grande quantidade de detalhes e prazos que deverão ser memorizados, visto que são cobrados em prova.  

3. Noções de Direito Civil

Esse é um ramo que trata do conjunto de normas que regulamentam os direitos e também as obrigações na ordem privada, relacionado às pessoas, obrigações, direitos e bens. O Direito Civil também é uma disciplina muito cobrada em provas de concursos públicos e, dentro dessa disciplina, os assuntos mais recorrentes são os seguintes:

Da posse;

Responsabilidade Civil;

Do direito de família.

4. Direito Penal

Muito conhecido também como Direito Criminal, este ramo possui um conjunto de normas jurídicas que visa a proteger os bens jurídicos mais importantes, como a vida. Esta disciplina possui assuntos bastante recorrentes em provas de concursos públicos, que necessitam de atenção redobrada.

Concurso da Polícia Civil

E atenção! Já foi publicado o edital do concurso da Polícia Civil que conforme esperado, são ofertadas 60 vagas, sendo 50 destinadas ao cargo de Agente e 10 para Escrivão. Ambos exigem formação de nível superior. De acordo com o Cebraspe, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 09 e 27 de julho de 2021, ao custo de R$ 150,00. Em relação à etapa de provas, a aplicação deve ocorrer na data prevista de 05 de setembro. Uma ótima oportunidade para quem está se preparando. Fique atento ao prazo.

Compartilhe: