Palestras e minicursos: FSLF está com inscrições abertas para a I Semana de Psicologia

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Faculdade São Luís de França vai realizar a I Semana de Psicologia, que traz como tema ‘Psicologia, Clínica e Política: Perspectivas para a Atuação Psicoterápica e Psicossocial’. O evento será online, com palestras através do canal do Youtube da FSLF, e com minicursos realizados através do Google Meet.

A Semana de Psicologia é gratuita e voltada tanto para os alunos da instituição como para o público externo. De acordo com a coordenadora do curso de psicologia, Marcela Teti, os temas escolhidos para serem trabalhados durante o evento partiram de uma solicitação dos estudantes de psicologia da insituição. “Os alunos têm solicitado explicações mais sucintas e objetivas sobre as correntes psicológicas. Eles querem entender como fazer análise de personalidade e diferenças entre as correntes, então toda a programação da Semana foi montada em torno das três primeiras matrizes psicológicas”, explicou.

A coordenadora também ressaltou que toda a programação está relacionada com as disciplinas que os alunos estão estudando neste semestre. “A semana além de diferenciar as correntes, vai auxiliar no entendimento das disciplinas que estão correndo nesse semestre. Dessa forma, a Semana complementa o que estamos fazendo em sala, à medida que traz convidados externos que vão agregar valor ao que já fazemos em sala de aula”.

Além das palestras, a I Semana de Psicologia também oferta seis minicursos, que tiveram as temáticas escolhidas a partir das pesquisas da equipe de psicologia da São Luís e de acordo com suas correntes. “Vamos trazer também duas pessoas externas que vão trazer dois temas que os alunos têm necessitado. Um deles é sobre a morte, tão recorrente na pandemia, e o outro sobre o autismo e educação inclusiva , que é outro tema que tem cada vez mais chamado a psicologia para perto. Os minicursos agregariam no valor do interesse desse alunado por temáticas que estão necessitando da participação da psicologia e também das nossas pesquisas apontando tendências para a prática psicológica”, finalizou.

Ficou interessado? Clique aqui e faça sua inscrição nas palestras. A seguir confira a programação completa e os links dos minicursos.

29/09 – Quarta-feira

16h – Minicursos

• Saúde Mental e Velhice: A prática psicológica na clínica e no Centro de Referência de Assistência Social – Renata Vieira (meet.google.com/eqx-rufx-tjn).

• Manejo clínico fenomenológico hermenêutico frente ao suicídio – Beatriz Reis (meet.google.com/zmh-ebsa-ntp).

18h30 – Mesa de Abertura (Fala da Direção e Coordenações).

19h – Palestra de Abertura:

Questões de Gênero para pesquisas em Psicologia: Diálogos e tempos de pandemia de Covid-19.

• Benedito Medrado – Dr em Psicologia

• Mediação: Marcela Montalvão Teti.

20h30 ou 19h – Mesa Redonda:

A Psicologia Clínica de Perspectiva Fenomenológica-Existencial.

• Rafaela Santos de Carvalho – Psicóloga

• Beatriz Andrade de Oliveira Reis – Mestra em Psicologia.

• Mediador: Jameson T. F. Silva – Doutorando em Linguística.

30/09 – Quinta-feira

16h – Minicursos

• Reflexões a respeito da Morte e seus rituais de passagem – Marjones Pinheiro (meet.google.com/sii-hahq-hsu).

• Psicologia Positiva e seus aportes para a psicoterapia – Marcela Teti (meet.google.com/suj-bqud-eez).

19h – Mesa Redonda:

O Fazer Psicanalítico: Atravessamentos clínicos e políticos.

• Marcela de Andrade Gomes – Doutora em Psicologia.

• Marcel Santiago Soares – Doutorando em Psicologia.

• Mediadora: Renata Vieira – Mestra em Psicologia.

01/10 – Sexta-feira

16h – Minicursos

• Clínica Telepresencial: Pistas para o manejo psicoterápico – Jameson T. F. Silva (meet.google.com/qgv-gqaq-iqm).

• Autismo: Carla Ulliane (meet.google.com/gri-hggy-opr).

19h – Mesa Redonda:

TCC e Terapia Behaviorista: Perspectivas em Análise do Comportamento:

• Diego Cardozo Mendonça – Mestre em Psicologia Experimental

• Claudia Mara de Oliveira Bezerra.

• Mediadora: Marcela Montalvão Teti – Doutora em Psicologia.

21h – Cerimônia de Encerramento.

• Marcela Teti.

• Jameson Silva