Pedagogia é o curso com maior número de matriculados no país

A Licenciatura em Pedagogia é voltada para o ensino da educação básica

“Um professor não educa indivíduos, ele educa uma espécie”. A frase do filósofo alemão Georg Lichtenberg passa a dimensão da importância do trabalho realizado por professores e pedagogos. A Pedagogia conta atualmente com mais de 815 mil alunos matriculados em todo o país, que serão os futuros profissionais da educação básica brasileira.

É a maior área em número de matrículas de graduação, dentre os 20 cursos listados pelo Censo da Educação Superior de 2019. Outro dado confirmado pelo censo é a predominância absoluta feminina, com mais de 90% dos que se inscreveram na graduação, maioria registrada historicamente.

O levantamento realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o mais completo estudo estatístico sobre as instituições de educação superior brasileiras e suas ofertas de cursos.

Licenciatura e Bacharelado

A grande popularidade e a alta procura por esta área têm a ver com a ampla quantidade de cursos disponíveis, facilmente encontrados nas modalidades presencial e a distância (EaD), além da alta empregabilidade e a possibilidade de atuação em diferentes áreas.

Cabe ao pedagogo, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), orientar, coordenar e planejar as atividades da educação básica. Estudantes de Pedagogia vão se formar profissionais voltados à prática do ensino e aprendizagem, além do planejamento e da administração escolar.

No caso das Licenciaturas, que são a maioria entre as graduações existentes, o curso é orientado ao ensino fundamental e infantil. Ou seja, serão os docentes, professores das crianças.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o licenciado em Pedagogia trabalha na formação de crianças na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, de jovens e adultos e em outras etapas do desenvolvimento educacional

Formação humanística

Em Sergipe, a Faculdade São Luís de França, que integra o Grupo Tiradentes de ensino, oferece o curso de Pedagogia – Licenciatura, na modalidade presencial. A Faculdade está entre as melhores do estado, com nota 4, numa escala que vai até 5, no índice Geral de Cursos (IGC) do MEC e Inep. O IGC é uma média ponderada, divulgada anualmente, das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior.

A graduação da Faculdade São Luís tem duração de quatro anos e dará ao aluno uma formação de base humanística e crítica. O pedagogo precisa ser capaz de compreender o seu contexto social, econômico, político e cultural, desenvolvendo práticas de ensino adequadas ao seu tempo e ao novo tipo de estudante da era da hiperconexão.

Na grade curricular estão desde disciplinas tradicionais como, História da educação, Filosofia e cidadania, Fundamentos antropológicos e sociológicos, mas também áreas contemporâneas como os Estudos culturais, Educação socioambiental, letramento digital, Libras entre outras.

Proporcional à grande procura por esta área de formação profissional é a responsabilidade de quem vai lidar com a educação, principal ativo de qualquer nação que busca crescer e se desenvolver.

Asscom | Grupo Tiradentes