Pesquisa aponta alta na procura por cursos EaD em universidades particulares

Crescimento na busca por cursos na modalidade de ensino a distância foi identificado em pesquisa. Fator preço está entre os atrativos.

De acordo com a entidade, a mensalidade média de um curso EaD é quase três vezes menor que a das outras modalidades de curso superior (Unsplash)

Realizar um curso de graduação é uma importante meta na vida de milhões de jovens pelo país e uma tendência evidenciada por uma pesquisa é a alta na procura por cursos EaD (Ensino à Distância) em universidades particulares. Outro ponto de destaque é que o fator preço está entre os atrativos.

O levantamento foi realizado com estudantes de 17 a 50 anos de todas as classes sociais. Foram ouvidas 1.112 pessoas e para 72% dos entrevistados há interesse em migrar para o ensino a distância. Para a grande maioria, além da comodidade de acompanhar as aulas de qualquer lugar, está o valor das mensalidades, que costuma ser mais acessível, em relação aos cursos presenciais.

A pesquisa divulgada pela Associação Brasileiras das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), também destacou que 56% dos entrevistados disseram que o encerramento do auxílio emergencial pesou na decisão por iniciar uma graduação, e assim ter mais chances de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os pesquisadores também questionaram a respeito de quais cursos os entrevistados teriam interesse em cursar ainda esse ano e para 26% os da área da saúde estão entre os preteridos. Com 14% os cursos de gestão e negócios vem em segundo lugar, direito em terceiro com 12% do interesse, TI vem na sequência com 12%, seguido pelos cursos de engenharias, artes e design com 10% e por fim, educação com 8% do interesse das pessoas ouvidas.

Asscom | Grupo Tiradentes