MENU
Menu Principal

Porque planejar a carreira com antecedência? Analista de carreiras explica


às 20h35
Compartilhe:

Planejar a carreira logo cedo, possibilita as melhores escolhas e oportunidades. Os profissionais qualificados possuem mais chances de chegar onde querem e podem sobreviver diante das adversidades do mercado de trabalho, porém um plano de carreira não pode ficar somente no âmbito das ideias, é preciso colocá-lo em prática.

A coordenadora e analista do São Luís Carreiras, Ana Paula Morais diz que, o planejamento de carreira é importante, pois evita-se a perda de tempo em capacitações que não são inerentes ao cargo desejado, ou seja, se planejar faz com que se poupe um tempo que poderia ser aproveitado investindo e pesquisando a respeito, além disso, o indivíduo procura focar somente no que ele quer futuramente, assim fica mais fácil de alcançar esse objetivo.

“Primeiramente, se você conhece, identifique quais são as suas habilidades e aptidões, existem na internet vários testes que podem ajudar. Depois, pesquisem quais são os requisitos solicitados pelas empresas nas vagas para o cargo almejado, isso você também encontra na internet. Em posse destas informações, faça um confronto entre elas para identificar quais requisitos não possui e corra atrás para se qualificar e ficar elegível para essa vaga”, diz a coordenadora.

Planejando a carreira, o profissional fica mais focado e pode visualizar melhor seu progresso. Pode verificar se está evoluindo em relação ao seu plano e fazer as correções necessárias, se os resultados não forem os esperados. “A vantagem de planejar com antecedência é que a pessoa consegue se qualificar e ter um currículo atrativo à vaga desejada antes dos outros concorrentes à vaga”, conta Ana Paula.

Outras vantagens desse planejamento são:

– Fazer autocrítica dos pontos fortes e fracos, possibilitando que desenvolva de forma contínua suas limitações e explore suas habilidades, sejam profissionais ou cognitivas. Isso faz com que você se torne cada vez mais completo em sua área de atuação e desejado pelo mercado de trabalho.

– Ajuda a identificar boas oportunidades de mudança de carreira; já que sabe claramente aonde quer chegar, visualizar as etapas do caminho se torna mais fácil.

– Mantém sob controle o medo de tentar algo novo, seja uma troca de área ou de empresa seja assumir uma função mais desafiadora, numa promoção vertical. É possível enxergar o quão preparado está para ocupar a nova vaga, o que ajuda a lidar com emoções negativas que podem atrapalhar o momento.

É importante lembrar que um plano de carreira não mostra o que acontecerá no futuro, mas sim como a pessoa pode caminhar para atingir um determinado objetivo. Não existe um caminho em linha reta até a chegada, uma carreira passa por vários desvios, mas quantos antes se planejar, melhor. “Quem se planeja sai na frente, pois quando as empresas abrem vagas, seja para estágio ou emprego, elas já possuem os requisitos necessários, descritos pelo recrutador”, orienta a Coordenadora.

Compartilhe: