Professor da FSLF lança livros com publicações de alunos da pós-graduação

No próximo sábado, 05 de junho, serão lançados os livros “Diálogos entre Língua e Literatura” e “Didática e Prática de Ensino”, organizado pelo professor da Faculdade São Luís de França, Matheus Luamm. As obras são compostas de artigos que foram frutos de TCCs de alunos da Pós-graduação da FSLF e de convidados.

De acordo com o professor, os alunos que publicaram nos livros foram das turmas de pós-graduação de ‘Didática de Ensino Superior’ e ‘Língua Portuguesa e Literatura’. “Fui orientador das duas turmas e devido a qualidade dos trabalhos convidei alguns alunos para publicar. Os textos foram melhorados e publicados nos livros. Como as obras possuem Conselho Editorial, é um peso ainda maior para o currículo”, explicou.

Ainda segundo Matheus Luamm, incentivar este tipo de publicação é compreender o tripé do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. “Com isso vislumbramos a capacidade que o aluno tem. A publicação de um trabalho é materializar todo conhecimento adquirido e produzido em sala”, destacou.

Para Elislene Ramos Pereira, que vai publicar o trabalho com o tema “A tentativa de apagamento da literatura negra e feminina no livro didático”, ter o seu texto publicado em um livro é muito satisfatório. “Sempre gostei de temas que discutem problemas sociais, esse tema surgiu durante as aulas na pós-graduação, em que uma professora fez uma proposta de pesquisa nos livros didáticos e observasse a frequência de autoras negras nesses livros. Para mim, essa experiência será importante tanto para minha vida acadêmica, quanto para suscitar discussões necessárias na nossa sociedade”, afirmou.

Outra aluna que teve seu TCC publicado foi Flávia Keller Cordeiro Rocha, que escreveu sobre a interlocução do Serviço Social na Educação. “ Ter um texto compondo a edição de um livro é ter o reconhecimento de uma trajetória que se iniciou em 2004, o ano que iniciei a graduação em serviço social, no qual foi aberto portas para um conhecimento mútuo e contínuo, sendo possível ‘sair da caixa’ e perceber que a profissão que eu escolhi tem viés para vários setores de construção cidadã e social. Aproveito também para agradecer ao professor Matheus Luamm, por ter a sensibilidade de conduzir a correção do TCC e perceber a importância dos textos produzidos por alunos, sendo possível expor de forma grandiosa e enriquecedora”, ressaltou a aluna.

Achou interessante? As obras já estão disponíveis no acervo da Faculdade São Luís. Os livros também serão disponibilizados por e-book, através da biblioteca virtual.