MENU
Menu Principal

Professora de enfermagem da FSLF alerta para cuidados com queimaduras 


às 13h49
Compartilhe:

Os festejos do mês de junho chegaram e junto com a tradição junina as fogueiras e os fogos de artifício, deixam as festas mais iluminadas, mas precisam de muito cuidado na hora do manuseio. Infelizmente, esse é um período em que o número de acidentes que provocam queimaduras aumentam, principalmente entre crianças e adolescentes.

Para falar um pouco sobre o que fazer em caso de queimaduras e sobre a prevenção desses acidentes, conversamos com a professora do curso de enfermagem da Faculdade São Luís de França, Jéssica Carvalho, que tirou algumas dúvidas.

De acordo com a profissional, queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, seja produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga). “As queimaduras podem ser: térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol; Queimaduras químicas: provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas; Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas”, explicou.

Ainda segundo a professora de enfermagem, cada tipo de queimadura exige cuidados diferentes, no caso das queimaduras provocadas por fogo ou qualquer outra fonte de calor, recomenda-se colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Utilizar compressas úmidas e frias também é recomendado. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

Jéssica também alerta para o que não se pode fazer na lesão: nunca toque a queimadura com as mãos; nunca fure bolhas; não tente descolar tecidos grudados na pele queimada; nunca retire corpos estranhos do local queimado.

Quando o assunto é queimadura existem receitas populares de produtos caseiros que prometem amenizar a dor, mas a profissional ressalta que devemos ter cuidado com as dicas de internet. “Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental, óleo de cozinha ou qualquer outra substância sobre a queimadura, só um profissional da saúde pode orientar o que deve ser utilizado. Por isso procure ajuda o mais rápido possível”, afirmou.

Para Prevenir:

– ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto. Assim, se escapar alguma chama, não irá atingir o cabelo ou a sobrancelha;

– ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos;

– manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão;

– não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças;

– em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis.

Compartilhe: