Professores da FSLF participam da organização de evento internacional na área de Educação

Professores da Faculdade São Luís de França estão participando da realização do XV Colóquio EDUCON, evento de educação internacional, que acontece nos dias 22 a 24 de setembro. São docentes dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras e Coordenação Acadêmica, que estão colaborando em diversas atividades acadêmicas no evento, como membros da comissão organizadora, pareceristas, coordenadores de mesas-redondas, coordenadores de sessões de apresentações de trabalhos, entre outros.

De acordo com o professor da FSLF, Yan Charlot, um dos docentes participantes, o Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade promove o debate e a socialização do conhecimento produzido sobre grandes temas da Educação no Brasil e no mundo, sem perder de vista as diferentes perspectivas teóricas e políticas que estimulam pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de áreas afins. “Além de diversas conferências e mesas-redondas internacionais e nacionais, é possível submeter trabalhos, que caso aprovados serão apresentados nas Sessões de Apresentação dos Eixos Temáticos e publicados nos Anais, na Revista ou em Livro”, destacou.

A participação dos professores também é uma forma de estimular os alunos da instituição a participarem e se engajarem nas pesquisas acadêmicas. “O Colóquio tem recebido recentemente um número significativo de trabalhos de alunos da Faculdade São Luís de França, incentivados pelos seus professores na iniciação científica, principalmente na parte da pesquisa, que é um dos tripés do ensino superior”, ressaltou o Yan Charlot.

Ainda segundo o professor, incentivar a pesquisa entre os alunos é um desafio e precisa ser incentivada e promovida. “A pesquisa é uma atividade importantíssima não só para o meio acadêmico mas para a sociedade como um todo, pois é através dela que os conhecimentos são formados e contribuem, assim, para o desenvolvimento da sociedade. A Faculdade São Luís de França proporciona diversas experiências na área da pesquisa, não apenas nas disciplinas de Pesquisa e Prática, mas também pelos diversos Grupos de Pesquisa, que acolhem professores e alunos”, afirmou.

Os alunos interessados podem participar enviando trabalhos ou como ouvintes, assistindo as conferências e mesas-redondas. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto e podem ser realizadas através do site do EDUCON, que é promovido há 15 anos pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFS.