MENU
Menu Principal

Que tal um detox digital nesse período de férias?


às 19h45
Compartilhe:

Estamos cada vez mais conectados e dependentes da internet. Para algumas pessoas passar 10 minutos sem verificar o whatsapp, as notificações de redes sociais ou checar o e-mail. Na maioria das vezes o argumento é que essa ligação direta com o celular faz parte do trabalho ou dos estudos, mas que tal aproveitar as férias e fazer um detox digital?
Vamos mostrar algumas sugestões e dicas para se desconectar do mundo virtual e aproveitar mais as companhias reais, a começar pela sua. Aproveite as férias e conecte-se com você!

Passo 1 – Bloqueie as notificações – vale para aplicativos que não são fundamentais na sua rotina, como algumas redes sociais. Também silencie grupos de trabalho, de estudos e qualquer outro que não seja essencial. O ideal é deixar apenas as notificações de pessoas. 

Passo 2 – Pausa nas fotos – pode parecer difícil, mas experimente viver os momentos. Não deixe de saborear aquele prato maravilhoso, porque antes precisa tirar a foto do melhor ângulo. Viva o agora, não espere para ver depois nas fotos do feed. Estudos mostraram que fotografar não é o mesmo que observar e refletir sobre o mundo. É chamado de “efeito de impedimento de fotografar” e, embora você possa sentir que está documentando uma existência maravilhosa, na maioria das vezes você está operando uma câmera colorida e não está prestando atenção.

Parte 3 – Quarto escuro – na hora de deitar para dormir deixe o celular, tablet e notebook da porta para fora. Não leve o smartphone para sua cabeceira, se precisar da função despertador, use um relógio. Quarto é para dormir e relaxar!

Parte 4 – Novas experiências – Há quanto tempo você não se concentra para ler um livro, passa um tempo ouvindo música, ou se dedica a uma conversa com algum amigo sem a presença do celular? Experimente reviver essas experiências. 

Parte 5 – Limite o uso do celular – ficar 100% offline é complicado por diversas razões, mas é preciso impor limites, não deixe as redes sociais te dominarem. É preciso estabelecer um período para o seu uso e compreenda que é necessário permanecer algumas horas offline por dia. Especialmente no período noturno. Portanto, estabeleça um horário e desligue o seu celular. 

Compartilhe: