MENU
Menu Principal

Recursos Humanos: Tendências para o segundo semestre de 2021


às 21h08
Compartilhe:

Em 2020, foram perceptíveis muitas mudanças e adaptações relacionadas às práticas de trabalho e objetivos da empresa, mas a área de RH transformou-se em umsetor aindamais eficiente no início de 2021 e continua avançando nos planejamentos e ações estratégicas. Confira algumas tendências de RH para o segundo semestre do ano:

1. Mais qualificação dos colaboradores

As tendências indicam a crescente importância em qualificar os colaboradores para atender às futuras necessidades da empresa. No segundo semestre de 2021, o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores terão ainda mais importância. Por isso, mesmo à distância, é preciso promover programas de carreira, investir na qualificação e treinamentos focados no desenvolvimento dos colaboradores.

2. Apostar em equipes mais diversificadas

Diversidade, igualdade e inclusão estão se tornando uma tendência ainda maior em 2021. Por isso, muitas empresas tendem a investir em uma força de trabalho diversificada em gênero, raça, classe social e nacionalidade.

3. Investir no trabalho à distância

Foi possível perceber que as funções de trabalho podem serrealizadas à distância, pois a Covid-19 mudou a imagem tradicional dos locais de trabalho, substituindo-a por uma flexibilidade sem precedentes.  De acordo com um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração, 55% dos funcionários das grandes empresas passaram a trabalhar à distânciano isolamento social. Além disso, um terço do total das empresas (33%) adotou um sistema parcial de trabalho remoto.

4. Busca por novos talentos

Sem o talento certo, as empresas terão dificuldade em se destacar. Dessa forma, o desafio é entender quais são os futuros talentosem sua organização e como apoiá-los. Para isso, as empresas podem desenvolver programas de mobilidade internapara os colaboradores exercerem funções fora das suas áreas e enfrentar novos desafios.

5. Recrutamento online

Com a implantação de tecnologias o RH estará se movendo em um ritmo acelerado Depois dos desafios de 2020, as empresas perceberam a importância de novas ferramentas online em busca da velocidade e eficiência no recrutamento. Tecnologias comointeligência artificial, machine learning e people analyticsestarão cada vez mais presentes no universo do RH, tanto nas rotinas administrativas, quanto nos processos de recrutamento e seleção. 

Compartilhe: