Relações Institucionais do Grupo Tiradentes realiza reunião com CRP19

O objetivo é entender o cenário do mercado de trabalho, conhecer as percepções e a visão do conselho de classe em relação às formações acadêmicas

Grupo Tiradentes possui atualmente 900 estudantes de Psicologia

Com o objetivo de estreitamento das relações institucionais, discussão de estágios, extensão universitária e conhecimento da realidade atual demandada pela sociedade para cada profissão, o Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento realizou mais uma reunião com conselho de classe.

“A nossa intenção, além de entender o cenário do mercado de trabalho, é conhecer as percepções e a visão do conselho de classe em relação às nossas formações. Na oportunidade, os conselheiros receberam informações acerca do trabalho que vem sendo feito na formação dos alunos, como estamos cuidando das DCNs e as nossas preocupações com relação a formar da melhor estrutura possível”, explica Saumíneo.

Na quinta-feira, 15, foi a vez de conhecer as demandas e o cenário da Psicologia em Sergipe. “Para além da questão da inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho, com o Conselho de Psicologia tratamos dos estágios profissionais. Temos um desafio gigante que é a questão da curricularização da extensão universitária, que é um trabalho diferente da extensão tradicional, em que o trabalho de extensão, vai exigir que nós tenhamos um protagonismo transformador dessa formação do aluno”, aponta.

De acordo com o Saumíneo Nascimento, entre Faculdade São Luís de França (FSLF) e Unit, o Grupo Tiradentes possui, atualmente, 900 estudantes de Psicologia. “Esse é um número significativo. Segundo os estudos de entidades que representam o ensino superior no Brasil, a Psicologia tem sido um curso muito procurado como um segundo diploma. Isso tem sido um fenômeno interessante porque uma das constatações é de que a escolha é feita justamente pela oportunidade de atuação profissional, revela.

O Conselheiro Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região, Naldson Melo, ressaltou que em 2020, o CRP19 realizou reuniões com as coordenações de cursos de Psicologia no Estado, junto com a Associação Brasileira de Ensino e Psicologia (ABEP), com o intuito de discutir as formações das Instituições de Ensino Superior. “Nós temos ciência, e preocupação, por entender que em dois ou três anos, profissionais estarão atuando e quanto melhor a qualidade da formação, melhor será a atuação desse profissional e por consequência, excelência no atendimento à sociedade”.

A atualização do cadastro do CRP19, indica que atualmente Sergipe conta com 3.032 profissionais inscritos. Segundo Naldson, a pandemia apresentou um novo cenário do mercado de trabalho para profissionais da Psicologia. “A pandemia incentivou alguns profissionais que não estavam registrados a reativar o seu registro.  Muitos egressos que após a conclusão do curso não solicitaram por não ter ocupação na área, agora estão entrando com pedido. Outros reativaram por conta do surgimento de várias possibilidades de trabalho, inclusive na linha de frente de combate ao coronavírus”, informou.

Participaram ainda da reunião a professora Angélica Piovesan, coordenadora operacional do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes, a professora Marcela Teti, coordenadora pedagógica do curso de Psicologia na Faculdade São Luís de França, os conselheiros do CRP19, Jameson Silva (Vice-Presidente), Alberto Orge (Tesoureiro), o administrador Henrique Mendonça (gerente).

Além do Conselho Regional de Psicologia, a Vice-Presidência de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes já esteve com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) e dos Conselhos Regionais de Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. A próxima reunião será com o Conselho Regional de Administração.