MENU
Menu Principal

Repeti de ano e estou reprovado. E agora?

Se você ou seu filho tiver que cursar a mesma série no ano que vem, saiba o que fazer para encarar a realidade e se dedicar às disciplinas que precisam de maior atenção.

às 20h20
Ao ser reprovado, cursar novamente a série pode ser a chance de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar melhor na série seguinte (Unsplash)
Ao ser reprovado, cursar novamente a série pode ser a chance de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar melhor na série seguinte (Unsplash)
Compartilhe:

Reta final de 2022 e muitos estudantes já estão curtindo as férias, mas tem uma turma, que infelizmente, prepara o psicológico, pois repetiu de ano. E agora? Tô reprovado e o que fazer? Alguma coisa saiu errada e será preciso refazer a mesma série no próximo ano. Ninguém gosta desta situação, mas é preciso driblar a raiva e entender por que ela é importante no final das contas. 

Cursar novamente uma série não é vergonha alguma. É bem verdade que essa é uma situação desconfortável para o aluno e para os pais, que ficam chateados. Apesar disso, o mais importante é entender as causas da repetência, já que muitas vezes a razão de ser reprovado não é somente o desempenho acadêmico. 

“Ser reprovado não é uma punição, não é o erro. Ela vem a ser o conjunto de consequências geradas após um ano letivo. Pensar na reprovação não é somente pensar na nota não atingida pelo aluno, mas sim nos problemas enfrentados por aquele aluno e se questionar: será que aquele aluno não aprendeu significativamente o conteúdo? Será que ele não teve problemas emocionais que o machucaram e o fizeram não compreender os processos educacionais? Será que ele teve base familiar, alimentação e noites de sono adequadas? É pensar que para chegar à reprovação há um conjunto de elementos que influenciam negativamente na aprendizagem”, explana o professor Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, do curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França (FSLF). 

Repetir, por mais duro que seja, às vezes é a melhor saída. O aluno tem a possibilidade de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar na série seguinte mais seguro e completo, sem passar por dificuldades novamente.

“Nesta etapa é preciso pensar em planos de metas para melhor ajudar esse aluno a lograr êxito e isso precisa ser feito em conjunto, ou seja, aluno, escola e família. O estudante deve refletir que o que ele perdeu, ele precisa recuperar daqui para frente. É preciso pensar nos conteúdos que demandam mais atenção, bem como as disciplinas que precisam de maior atenção, criar uma rotina de estudos e um organograma para que essa vida de estudos possa render, resultado assim, em melhores notas”, orienta o professor. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: