Saem as datas de inscrição e de provas do Enem 2023

Datas do Enem em 2023 já foram definidas em portaria do Inep, que promove o exame anualmente em todo o país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Já estão definidas as datas do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua edição de 2023. De acordo com o calendário divulgado no início da semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promotor do certame, as inscrições para o Enem Regular 2023 serão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.

As provas, por sua vez, acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Para os candidatos que porventura perderem a data e quiserem pedir a reaplicação da prova, dentro dos motivos elencados em edital, essa reaplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro.

Também estão definidos os dias do Enem PPL, voltado para as Pessoas Privadas de Liberdade. As inscrições da modalidade acontecerão entre 9 e 27 de outubro, enquanto as provas estão marcadas para os dias 12 e 13 de dezembro.

O resultado do Enem 2023, tanto o Regular quanto o PPL, com a nota final de cada candidato, será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

O Enem é o principal exame de avaliação do país e tem a sua nota adotada como critério de classificação e ingresso em grande parte das universidades e faculdades brasileiras, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nota do Enem na FSLF

As instituições do Grupo Tiradentes, incluindo a Faculdade São Luís de França (FSLF), também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Se você concluiu o ensino médio e fez alguma edição do Enem a partir entre 2017 e 2021, confira seu boletim de desempenho no site do Inep e preencha o formulário de inscrição no site da FSLF, selecionando o curso desejado.

Após a análise das inscrições, os alunos são classificados segundo o seu desempenho no Enem em ordem decrescente (ou seja, da maior classificação para a menor). Para participar, o aluno deve ter tirado 300 pontos ou mais nas provas específicas e não pode ter zerado a redação.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações da Agência Brasil