MENU
Menu Principal

Saiba a diferença entre Plano de ensino e Plano de aula


às 15h30
Compartilhe:

O trabalho do professor vai muito além da presença na sala de aula, para ministrar uma boa aula é preciso de organização. Quem escolhe a docência como profissão precisa de criatividade, muito estudo, planejamento de curto e longo prazo, além de outros requisitos. Esse trabalho tem início na elaboração do plano de ensino, afinal ele é o mecanismo que norteia a prática pedagógica, facilitando o desenvolvimento de uma disciplina curricular.

Além disso, cada dia de aula também precisa ser roteirizado e planejado, por isso, vamos mostrar a diferença nesses dois tipos de planejamentos e falar sobre a importância de cada um.

– Plano de ensino – Ele é o começo de tudo. O Plano de Ensino é o registro do planejamento das ações pedagógicas a serem executadas numa disciplina curricular em um determinado período letivo. Ele orienta o trabalho docente, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.

Em síntese, para construir um plano de ensino, o professor deve se perguntar: O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Com que fazer? e com quem fazer?

-Plano de aula – Enquanto o primeiro se refere a um planejamento macro, o plano de aula é o roteiro de cada encontro. Ele é importante pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Funciona como uma guia que orienta o professor sobre seus objetivos

Compartilhe: