MENU
Menu Principal

Saiba a importância de saber o que é empregabilidade e os fatores que  influenciam 


às 18h05
Compartilhe:

Empregabilidade, certamente você já deve ter ouvido essa palavra. Mas você sabe a importância de compreender o significado dela para alcançar sucesso no mercado de trabalho? Pois é, a empregabilidade tem sido compreendida como a capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, por isso, saber o seu significado e conhecer os fatores que a influenciam é fundamental.

O que define se um profissional está apto ou não para uma vaga é a empregabilidade. Ela é a junção das competências essenciais de um indivíduo no mercado de trabalho. Estas características podem ser técnicas como o domínio e qualificação de uma função. Mas também envolve as habilidades interpessoais

A aplicação da empregabilidade está ligada ao desenvolvimento das soft skills, que são competências mentais, emocionais e sociais, são consideradas as principais aptidões que os empregadores podem desenvolver para praticar a empregabilidade.

Conheça alguns fatores que contribuem a empregabilidade:

1 – Nível de educação – a experiência prática faz toda a diferença para a empregabilidade. Porém, o nível de educação é o principal requisito para a formação do profissional. Um trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constatou que existe uma grande divergência entre os salários de quem tem curso superior e quem não tem o diploma da graduação.

2 – Experiência – o nível de exigência e competitividade das empresas faz com que os profissionais precisem ter respostas rápidas, com a menor margem de erro possível. Nesse sentido, embora uma boa formação acadêmica seja indispensável, a experiência profissional é cada vez mais levada em consideração pelos recrutadores.

3 – Relacionamento – é muito importante que os profissionais saibam como praticar o networking e usar isso para abrir portas. Construa laços, você sempre poderá contar com a ajuda da sua rede de relações, quando for necessário;

4 – Flexibilidade – esse conceito deve se unir ao interesse em aprender e superar desafios. Em um mundo dominado pela tecnologia, as transformações acontecem de forma natural, seja em âmbito econômico, social, político ou de mercado. Dessa forma, os profissionais com capacidade de adaptação a essas mudanças estão um passo à frente da concorrência.

Compartilhe: