Saiba como os tipos de personalidade podem interferir na sua carreira

Certamente você já ouviu alguém dizer que fulano tem uma personalidade difícil ou que ciclano é gente boa tem uma personalidade que se dá com todo mundo. Mas você já parou para pensar que a sua personalidade pode influenciar na sua profissão?

Apesar de outros fatores serem relevantes nessa decisão, não dá para negar que as características pessoais têm grande influência na hora de definir um curso superior e uma profissão para seguir.

Pensando nisso separamos alguns perfis interessantes, segundo o modelo MBTI (Myers-Briggs Type Indicator ou Indicador de Tipo Myers-Briggs), para mostrar alguns traços de personalidade e como podem ser melhores aproveitados em determinadas situações:

1 – Lógico – esse é o perfil das profissões exatas. São pessoas que dominam habilidades lógicas e são bastante objetivas. Têm prazer em resolver problemas e adquirir conhecimento, apreciando a autonomia na hora de trabalhar e buscar soluções.

2 – Inovador – o nome já diz tudo, são pessoas que apresentam traços como curiosidade, criatividade e originalidade.Em geral, são pessoas cheias de ideias, mas que nem sempre conseguem colocar em prática todas elas.

3 – Mediador  – esse é o traço de personalidade de pessoas que lutam pelos seus objetivos. Têm facilidade de ouvir e acolher outras pessoas, sendo mais voltados para a parte emocional do que para a lógica.

4 – Virtuoso – é formado por seres corajosos, independentes, adaptáveis, detalhistas e que têm um ótimo raciocínio lógico. Gostam de acumular competências e superar desafios.

O importante é ficar claro que não existem tipos de personalidades piores ou melhores. Cada um tem um jeito de ser e isso pode influenciar a escolha da profissão, ou não.