MENU
Menu Principal

Saiba mais sobre diferentes tipos de lideranças 


às 12h07
Compartilhe:

Na definição do dicionário, líder é aquele indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros, pessoas cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. Mas a liderança não é só isso e existem tipos de líderes diferentes, conhecer esses formatos diferentes na hora de liderar pode ficar mais fácil na hora de seguir à frente de uma equipe.

Apesar de haver tipos diferentes de líderes, existem atributos que fazem parte de todo líder. Entre elas, estão a empatia para entender, principalmente, as limitações de seus colegas, e paciência para corrigir, apontar e lidar com possíveis falhas. A confiança e também a humildade, sim, verdadeiros líderes reconhecem quando estão errados, mas, essencialmente, sabem reconhecer o bom desempenho do colega.

1- Liderança democrática – o nome já diz, esse tipo de liderança leva em consideração o pensamento da equipe como um todo. A equipe é estimulada pelo líder a assumir mais responsabilidades, enquanto ele atua no direcionamento e na facilitação desses processos. Esse estilo de liderança costuma valorizar a equipe e atua com foco no aumento da produtividade.

2 – Liderança estratégica – esse tipo de liderança está entre as mais buscadas no mercado, já que esse líder tem um olhar para as necessidades da empresa ao mesmo tempo que busca por encontrar novas oportunidades de crescimento e resultados para a empresa e o time.

3 – Liderança estilo coach – essa é uma liderança que ajuda cada um do grupo a desbloquear seu potencial, enxergar seus pontos fortes e melhorá-los ainda mais. O líder coach, além de desenvolver estratégias diretivas a todo o time, vai saber avaliar e entender as características de cada um do grupo, direcionando atividades e ações em que aquela pessoa consiga desenvolver da melhor forma.

4 – Liderança burocrática – é uma liderança que não deixa o time se sentir tão preso, mas que também não dá espaço à autonomia. Dificilmente ele irá levar em consideração a opinião do grupo, principalmente se essa opinião for de encontro ao que ele pensa.

5 – Líder carismático – esse tipo de líder adota sempre uma atitude positiva, demonstrando otimismo, entusiasmo, humildade e dedicação. Age com imparcialidade e ética.

6- Líder liberal – é um estilo de liderança baseado na maturidade das equipes, sem uma supervisão constante. Esse líder prática a delegação e abre espaço para a inovação e para o pensamento criativo.

Compartilhe: